Publicado por Débora Silva

O petróleo é uma substância oleosa, de coloração negra ou castanho escura, altamente inflamável, com densidade menor do que a água, de origem fóssil e não renovável, ou seja, é uma fonte de energia que pode deixar de existir com o passar do tempo. É quimicamente composto por hidrocarbonetos, sendo constituído por átomos de hidrogênio e carbono. Também pode conter pequenas quantidades de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio.

Petróleo

Foto: Reprodução

Como o petróleo surgiu?

Existem várias teorias sobre o surgimento do petróleo, no entanto, a mais aceita é aquela que diz que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas no decorrer de milhares de anos. O petróleo é encontrado em zonas de bacias sedimentares, em camadas bem abaixo da superfície, geralmente em áreas oceânicas. A profundidade em que esta fonte de energia é encontrada pode variar muito: em alguns casos, está logo abaixo dos solos, o que facilita a sua extração; em outros casos, ele é encontrado em maiores profundidades. O primeiro poço de petróleo foi descoberto na Pensilvânia, nos Estados Unidos, em 1859.

A importância do petróleo

O petróleo é um recurso natural muito importante para a humanidade na atualidade, pois  possibilita a realização de várias atividades. Além de dar origem à gasolina, largamente utilizada como combustível para a maior parte dos automóveis que circulam nos países do mundo, ele é uma importante matéria-prima usada na fabricação de tintas, borrachas sintéticas, plásticos e muitos outros produtos.

Os maiores produtores de petróleo no mundo

Atualmente, os maiores produtores desta importante fonte de energia estão localizados no Oriente Médio, região localizada no continente asiático, próxima à Europa e ao norte da África. Por possuírem o maior número de poços de petróleo, estes países também são os maiores exportadores mundiais do produto. Os países considerados os maiores produtores mundiais de petróleo são os seguintes: Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá.

O petróleo no Brasil

Em nosso país, a primeira sondagem foi realizada entre os anos de 1892-1896, em São Paulo, por Eugênio Ferreira de Camargo. Foi feita a primeira perfuração na profundida de 488 metros, porém o poço jorrou apenas água sulfurosa. No ano de 1939, foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia.

Em 1954, foi criada a Petrobras, com o objetivo de monopolizar a exploração deste importante recurso natural. A partir deste ano, muitos poços foram perfurados e, hoje, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo.

Veja mais!