Publicado por Priscila Melo

Provavelmente você já deve ter estudado os sólidos geométricos nas aulas de matemática, não é mesmo? Mas você sabia que é possível fazer a planificação dos sólidos geométricos e assim conseguir montá-los? Quando fazemos uma planificação, é como se estivéssemos abrindo o sólido geométrico. Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre os sólidos e como você pode fazer a planificação de um.

Os sólidos geométricos

Os sólidos geométricos podem ser encontrados em diferentes formas que estão ao nosso redor, em nosso dia a dia. Uma caixa de sapatos, uma pirâmide, uma lata de óleo, um copo, uma casquinha de sorvete e muitas outras coisas, são consideradas sólidos geométricos.

Um sólido geométrico é uma figura geométrica que possui três dimensões: altura, largura e comprimento. Entre os sólidos mais conhecidos temos a esfera, o cubo, o cilindro, o cone e a pirâmide. Ele é limitado por um ou mais planos ou superfícies, da mesma forma que as superfícies são limitadas por uma ou mais linhas.

Existem dois tipos de sólidos geométricos: os poliedros e os não poliedros. São classificados como poliedros, todos os sólidos geométricos que possuem a superfície plana. Já os sólidos não poliedros são aqueles que possuem pelo menos uma superfície curva.

A planificação

Todos os sólidos geométricos são formados pela união de figuras planas, as quais podem ser identificadas através da planificação.

É possível planificar os sólidos geométricos através inicialmente da observação, em seguida cada face do sólido geométrico é desenhada em um papel, observando as medidas de cada face, a quantidade de arestas e vértices para que não fiquem desproporcionais ao sólido original. Após isso será formada a planificação de um sólido geométrico.

Com alguns tipos de planificações é possível formar um cubo, um prisma, um cilindro, um cone, uma pirâmide triangular, um paralelepípedo ou uma pirâmide quadrangular. O que você acha de tentar fazer sua própria planificação e depois tentar montar o seu sólido geométrico?

Exemplos de planificação de sólidos geométricos

Veja agora alguns exemplos, na prática, da planificação de sólidos geométricos e observe como você deve fazer:

Pirâmide quadrangular

Pirâmide quadrangular | Foto: Reprodução

Cone

Cone | Foto: Reprodução

Cilindro

Cilindro | Foto: Reprodução

Cubo

Cubo | Foto: Reprodução

Pirâmide triangular

Pirâmide triangular | Foto: Reprodução

Paralelepípedo

Paralelepípedo | Foto: Reprodução

Veja mais!