Ciências

A política dos 3RS

A cada ano que passa aumenta no planeta Terra a produção de lixo, e com base nisso, percebemos que o problema do acumulo de lixo se tornou um dos principais focos ambientais da atualidade. É inevitável que exista uma determinada quantidade de produção de lixo devido as consequências de atividades humanas, porém existem algumas medidas de diminuição, que podem ser efetivadas através da implementação da política dos 3RS.

A política dos 3RS

Foto: Reprodução

O que é a política dos 3RS?

A política do 3RS é um conjunto de ações que foram sugeridas durante a Conferência da Terra, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro em 1992, e também no 5° Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreu em 1993. Os princípios básicos da política do 3RS consistem em: reduzir, reutilizar e reciclar o lixo produzido.

A política do 3RS, chegou para mostrar que é possível manter uma sociedade sustentável, desde que as empresas, fábricas, governos e toda a sociedade, se unam em prol de um mundo ambientalmente mais correto, visando a melhoria e preservação do planeta Terra para as gerações atuais e as do futuro.

Reduzir o lixo

É considerado um dos atos mais importantes, isto é, significa reduzir a quantidade de lixo gerada por seres humanos, devendo ser minimizada ao máximo, está redução pode ser desenvolvida através da aquisição de produtos mais resistentes que apresentem maior durabilidade, evitando ao máximo os produtos descartáveis. Algumas ações que colaboram para a redução da produção de lixo são:

Reutilizar o lixo

Consiste em, sempre que possível, utilizar várias vezes um determinado produto, no caso de embalagens retornáveis e não, as descartáveis. Criando e desenvolvendo adaptações de objetos que iriam para o lixo, refletindo sempre sobre possíveis utilizações, antes de descarta-los.

Reciclar o lixo

É a última etapa da política dos 3RS, quando não é possível reutilizar um objeto, entra em ação realizarmos a sua reciclagem. Consiste na transformação dos resíduos em novos produtos ou matérias-primas, realizando a coleta seletiva, isto é, a separação de produtos passíveis de reciclagem, como por exemplo, alumínio, papel, plástico, vidro, entre outros.