Publicado por Prof. Luana Polon

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o Polo Norte, sua localização, sua fauna e flora. Saberá também o que existe neste local misterioso da Terra, bem como quem são as pessoas que vivem nesta região. Veja a seguir!

Por vários fatores, existem diferentes tipos de clima em todo o globo. Os principais fatores que interferem nos tipos climáticos são: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, relevo, vegetação, massas de ar e urbanização.

Os polos terrestres são as áreas do globo que menos recebem radiação solar, o que faz com que tenham condições de frio extremo. Com um clima rigoroso, a vegetação e os animais são de espécies adaptadas ao contexto climático local.

O que é, e onde fica, o Polo Norte?

O Polo Norte é uma região localizada na parte mais setentrional, ou ao Norte do globo terrestre, marcada pela presença da linha imaginária denominada de Círculo Polar Ártico. É uma região que recebe pouca radiação solar, o que ocasiona um clima extremamente frio.

Essa região é também conhecida como ártico. Essa região é banhada pelo Oceano Glacial Ártico, e sobre as águas existem grandes blocos congelados, denominados de icebergs. Os países que se localizam nesta região são: Estados Unidos (Alasca), Canadá, Rússia, Dinamarca (Groenlândia), Noruega, Suécia e também a Finlândia.

Imagem do polo norte

O Polo Norte também é conhecido como Ártico (Foto: depositphotos)

No ártico, a temperatura média do mês mais quente não alcança os 10ºC, apesar disso, cientistas têm registrado um aquecimento anormal da região, o que tem se tornado um grave problema ambiental global.

Na região mais meridional do globo, ou seja, na porção mais ao Sul da Terra, existe outra área congelada, a qual é denominada de Polo Sul, ou região antártica, ou Antártida.

O que existe no Polo Norte?

Como o Polo Norte é uma região do globo terrestre, ela abrange o território de países, é ocupada por populações e tem atividades econômicas desenvolvidas em sua abrangência.

A cidade mais ao Norte no Polo Norte, é Longyearbyen, na Noruega. As atividades econômicas na região do Polo Norte são a pesca, já que há uma abundância de recursos hídricos, a exploração de recursos minerais, como petróleo e gás natural, a caça marinha, como é o caso das focas (peles, gordura, couro).

Veja também: Qual é o país mais frio do mundo? Descubra agora

O Polo Norte é também destino turístico, especialmente por conta das belas paisagens formadas pelo gelo. É no Polo Norte que o problema do aquecimento global fica mais evidente, já que há o derretimento das geleiras, causando impactos na flora e na fauna da região. O derretimento das geleiras do ártico afetam toda a região, já que elevam o nível dos oceanos, podendo ocasionar danos nos continentes. 

Derretimento de geleira no Ártico

A imagem mostra o derretimento do gelo Ártico ao longo dos anos (Imagem: Reprodução | El Pais)

Quem são os habitantes do Polo Norte?

A população que habita a região do Polo Norte é formada por grupos étnicos variados, especialmente por agrupamentos que historicamente criaram adaptações para sobreviver a rigorosidade climática da região.

Um dos mais conhecidos grupos é o dos inuítes, que habitam áreas árticas do Canadá, do Alasca e também da Groenlândia. Os inuítes buscam desenvolver um relacionamento harmonioso com o ambiente em que vivem, usando os recursos naturais, mas os preservando também para as gerações futuras.

Os conhecimentos são transmitidos ao longo da história, o que faz com que sua cultura seja mantida.

Os inuítes são mais conhecidos como “esquimós”, usam roupas feitas com peles de animais, com a parte dos pelos para dentro, buscando aquecer-se do frio extremo. Sua alimentação é predominantemente composta por carnes de animais que eles mesmos caçam.

Veja também: Conheça 10 curiosidades sobre a Antártida

Os vegetais são precários na região polar, crescendo apenas nos períodos em que o solo congelado (permafrost) derrete. É nestes períodos, quando a região fica mais quente, que brotam plantas (gramíneas, herbáceas, etc.), quando os animais migram para a região para se alimentar.

É neste momento também que os inuítes encontram maior facilidade de caça. Os iglus são as casas feitas por estes povos para viverem, sendo que estas moradias são feitas de gelo.

Iglu no Polo Norte

Os iglus são as casas feitas de gelo (Foto: depositphotos)

Flora e fauna do Polo Norte

O bioma característico da região polar ártica é a Tundra. Esse tipo de vegetação se estende por Escandinávia, Sibéria, Alasca, Groenlândia e ainda Canadá. Nesta região os solos são chamados de permafrost, os quais são solos congelados formados por terra, gelo e rochas permanentemente congeladas.

Nos momentos do ano em que as temperaturas na região se elevam, há o parcial derretimento dos gelos, quando as plantas têm as condições necessárias para brotar. As plantas comuns no bioma são arbustos, ciperáceas (ervas), gramíneas, musgos e líquens. Com o descongelamento, as plantas são abundantes, levando vida para a região polar.

Tundra

A tundra é a vegetação do Polo Norte nas épocas mais quentes (Foto: depositphotos)

São comuns na região polar do ártico alguns animais como urso polar, a raposa-do-ártico, lobo-do-ártico, lebre-ártica, coruja-das-neves, rena, foca, dentre vários outros. Os animais são adaptados ao rigoroso clima, sendo que é no momento do descongelamento parcial dos solos que há uma massiva chegada de animais.

No ártico há uma diversidade menor de animais do que em alguns outros biomas terrestres, o que se explica exatamente pelas características extremas desta região.

Alguns dos animais do ártico possuem grande pelagem, bem como grossas camadas de gordura, para que possam suportar os períodos de maior frio. Alguns animais hibernam nos períodos mais rigorosos, para que não gastem tanta energia, já que os alimentos são escassos.

Urso polar

O urso polar é uma das espécies que habitam o Ártico (Foto: depositphotos)

Polo Norte e sua beleza gelada

O Polo Norte é uma região do globo marcada pela rigorosidade climática, o que limita a diversidade de fauna e flora da região. No entanto, há a formação de belas paisagens a partir de um complexo bioma denominado de Tundra.

Veja também: Qual é a cidade mais fria do Brasil? Descubra agora

Parece impossível, mas existem pessoas que vivem na região do Polo Norte, e que criaram mecanismos para sobreviver ao frio extremo e a falta de alimentos. O Polo Norte é uma região localizada no extremo Norte do globo terrestre, no Círculo Polar Ártico, conhecida, portanto, também como ártico.

É uma das regiões do globo que mais tem sofrido com a degradação ambiental, especialmente com o aquecimento global. Esse fenômeno faz com que as geleiras derretam, impactando na flora e fauna na região. 

Mapa do Polo Norte

*Luana Polon é Mestre em Geografia pela Unioeste, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU)

Referências

GOVERNO DO CANADÁ. Os Inuit. Disponível em: http://canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/about_a-propos/inuit.aspx?lang=por. Acessado em: 20 de setembro de 2018.

VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Veja mais!