Por Prof. Nathália Duque em 08/08/2014 (atualização: 29/05/2020)

Poluição é qualquer alteração no meio ambiente provocada pelo acréscimo de produtos que ameacem a saúde ou a sobrevivência de seres humanos ou de outros seres vivos. São vários os poluentes que contaminam o nosso ambiente.

A maioria dos problemas ambientais que ocorrem no mundo de hoje poderiam ser evitados se o ser humano tivesse conscientização ecológica.

Tipos de poluição

Os principais tipos de poluição são: poluição do ar, poluição da água, poluição térmica, poluição sonora, poluição radioativa e poluição do solo.

Rio com lixo

O despejo de esgoto e produtos químicos polui rios, mares e lagos (Foto: depositphotos)

O que causa a poluição da água

A poluição dos rios, mares e lagos pode ser causada pelo despejo de inúmeros poluentes, tais como: esgotos não tratados, plásticos, produtos químicos, agrotóxicos, petróleo, entre outros.

Muitos desses produtos não se degradam e passam de um elo para o outro na cadeia alimentar, prejudicando várias populações.

O lançamento de substâncias que não são degradadas naturalmente (não biodegradáveis) e os poluentes persistentes (que se degradam muito lentamente), como a maioria dos plásticos e alguns agrotóxicos, tendem a se concentrar ao longo das cadeias alimentares e intoxicar os seres dos últimos níveis tróficos.

Consequências

Rio poluído

A poluição das águas prejudica a vida de animais e plantas aquáticas (Foto: depositphotos)

O excesso de poluentes nas águas provoca uma série de consequências danosas ao ambiente.

O excesso de nutrientes jogados pelos esgotos não tratados provoca a eutrofização – fenômeno desencadeado pelo crescimento exagerado de algas planctônicas, devido ao excesso de matéria orgânica -, criando uma grossa camada na superfície das águas, o que impede a entrada da luz na água.

Sendo assim, não ocorre fotossíntese nas camadas mais profundas, e as algas que estão abaixo da superfície, e que fazem parte da base das cadeias alimentares aquáticas, morrem.

Nos locais onde esse fenômeno acontece, o mar geralmente adquire adquire coloração avermelhada, situação conhecida como maré vermelha, provocada pelos pigmentos das algas. Dependendo do tipo de alga, o mar pode adquirir um tom amarelado ou pardo.

Além disso, a poluição das águas prejudica a humanidade, gerando algumas consequências devastadoras, como o surgimento de doenças vindas da água.

A principal consequência para o ser humano são as doenças adquiridas, pois consumimos não somente a água, mas os animais em nossa alimentação, que podem estar contaminados.

Poluição por petróleo

Em todas as fases de exploração, refino, transporte e distribuição do petróleo, podem acontecer vazamentos e danos diretos ao ecossistema aquático.

O petróleo liberado na água, por exemplo, quando os tanques de navios petroleiros são lavados, adere às brânquias dos peixes, impedindo sua respiração. Também se prende às penas das aves e aos pelos dos mamíferos, eliminando o colchão de ar retido entre essas estruturas.

O resultado é a perda da capacidade de isolamento térmico. Assim, o animal não consegue se proteger do frio e morre por uma queda da temperatura do corpo abaixo do normal (hipotermia).

Além disso, uma parte do petróleo espalha-se pela superfície da água e forma uma fina película que diminui a passagem da luz e impede a troca de gases necessária à fotossíntese e à respiração dos seres aquáticos. Com isso, o plâncton é destruído e muitos animais morrem.

Poluição da água no Brasil

Lupa com micróbios

A contaminação da água acarreta em doenças para os seres humanos (Foto: depositphotos)

Os principais meios de poluição da água em nosso país, deve-se, principalmente, ao despejo de esgotos industriais, agrícolas e domésticos.

Os resíduos vindos dessas fontes são lançados no ambiente aquático contendo substâncias, que, em boa parte, não sofrem degradação durante o processo de tratamento de água devido a um alto grau de persistência.

Esses resíduos são caracterizados como misturas complexas contendo numerosos compostos orgânicos e inorgânicos, que prejudicam todo ecossistema aquático. Os metais pesados, por exemplo, como chumbo e mercúrio, são perigosos e frequentemente indestrutíveis.

Como evitar

A primeira coisa a se pensar é sobre a importância da conscientização ambiental. Através da educação, podemos alertar a população sobre os caminhos que precisamos seguir para termos um ambiente em equilíbrio.

O poder público tem o dever de realizar políticas públicas com essa finalidade, despertando a preocupação individual e coletiva da sociedade.

Podemos também melhorar os nossos hábitos diários, como por exemplo:

  • Não descartar o óleo de cozinha na pia ou nos ralos;
  • Não jogar o lixo, como plásticos ou embalagens, nos rios, córregos e lagos;
  • Optar por produtos biodegradáveis ao limpar a casa;
  • Não descartar embalagens de medicamentos, pilhas e baterias no lixo comum ou pelo vaso sanitário. Existem locais que fazem a coleta desses materiais.

Em relação as empresas e indústrias, elas precisam:

  • Se regulamentar às leis ambientais, adquirindo equipamentos de controle de poluição na saída dos despejos;
  • Desenvolver novos produtos ou processos alternativos que não causem tanto impacto ao meio ambiente;
  • Ter um bom planejamento, para que possam se antecipar aos problemas ambientais, entre outros.
Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • Existem vários tipos de poluição, como a da água, por exemplo.
  • A poluição da água é causada principalmente pelo despejo de esgotos, plásticos, produtos químicos, agrotóxicos e petróleo.
  • O acúmulo de matéria orgânica na água é chamado de eutrofização.
  • A poluição no Brasil acontece principalmente pelo despejo de esgotos industriais, agrícolas e domésticos.
  • A poluição da água prejudica a saúde do ser humano.
  • Podemos evitar a poluição da água com pequenas atitudes diárias.

Exercícios resolvidos

1- Cite 3 principais tipos de poluição.
R: Poluição da água, do ar e do solo.
2- Como podemos evitar a poluição da água?
R: Não descartando lixos em rios e lagos; reaproveitando o óleo de cozinha para fazer sabão, por exemplo, ou colocando ele em garrafas pet; conscientizando as pessoas.
3- O acúmulo de matéria orgânica no ambiente aquático é algo prejudicial para os seres vivos, pois esse excesso dificulta a realização da fotossíntese. Como se chama o processo de acúmulo de nutrientes?
R: Eutrofização.
4- Qual a principal consequência da poluição da água para os seres humanos?
R: O aparecimento de doenças.
5- Qual a ferramenta mais importante para evitarmos a poluição da água?
R: A conscientização das pessoas de que é preciso preservar e cuidar desse bem comum à todos.

*Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

» MELO, Francisca Gabriela Jucá de. Ensino Interdisciplinar usando como tema norteador a poluição da água pelo óleo residual de cozinha. 2019.

» WILLIAMS, HEATHER. O que Está no Fundo: Uma Visão Eco-histórica da Poluição da Água no Altiplano Andino. Ambiente & Sociedade, v. 18, n. 1, p. 183-202, 2015.