Publicado por Débora Silva

Poluição da água é a contaminação deste elemento essencial para a vida por partículas estranhas ao ambiente natural, que podem ser nocivas ou prejudiciais à fauna, à flora e às populações humanas que utilizem essa água ou habitem local próximo à região contaminada. De forma geral, a água é considerada poluída quando está tomada por contaminantes, não podendo ser usada para nenhum fim humano, como banhos ou água potável.

Poluição da água

Foto: Reprodução

Poluição localizada e não localizada

A poluição pode ser classificada em localizada (pontual) e não localizada (difusa). Na poluição localizada, existe um ponto específico de poluição que é facilmente identificável, como no caso de águas industriais, residuais ou de minas.

A poluição não localizada é difusa, ou seja, não se origina de uma única fonte, tal como ocorre no escorrimento de lixeiras, nas drenagens agrícolas e nas águas pluviais.

Classificações dos contaminantes

A água é poluída por uma grande variedade de produtos e os contaminantes podem ser divididos em agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos.

  • Agentes químicos: As formas de contaminação química alteram a composição da água e reagem com esta. Os agentes químicos podem ser orgânicos ou inorgânicos. Os orgânicos (biodegradáveis ou persistentes) envolvem as gorduras, proteínas, hidratos de carbono, ceras, solventes, dentre outros; já os inorgânicos envolvem os alcoóis, tóxicos, ácidos, sais solúveis ou inertes.
  • Agentes físicos: Ao contrário do que ocorre com as formas de contaminação químicas, as formas físicas não reagem com a água, mas afeta negativamente a vida do ecossistema. Os agentes físicos envolvem a radioatividade, o calor e a mudança do sistema terrestre, por meio da movimentação de terras ou similares. Fenômenos naturais, tais como algas marinhas, terremotos, erupções vulcânicas e outros são algumas das causas de alteração da qualidade da água e sua condição no ecossistema.
  • Agentes biológicos: Alguns micro-organismos, estranhos àquele ecossistema, encontrados nas águas podem causar problemas à saúde humana. Estes micro-organismos se dividem em microscópicos (vírus, algas, protozoários, helmintos e bactérias) e macroscópicos (plantas e animais que não pertencem àquele habitat natural).

Os principais contaminantes da água

Entre os principais contaminantes da água, podemos citar os seguintes:

  • Substâncias tóxicas;
  • Partículas sólidas;
  • Substâncias radioativas;
  • Agentes patogênicos;
  • Elementos com excesso de CO2;
  • Compostos orgânicos biodegradáveis etc.

Veja mais!