Publicado por Anna de Cássia

A camada mais externa da crosta terrestre é chamada de solo. O solo é onde nós pisamos e plantamos, onde são construídos nossos prédios, onde as minhocas e formigas moram. Podemos perceber, então, que o solo é muito importante para a vida de vários seres vivos, principalmente as plantas e alguns animais.

A poluição do solo é quando ele fica cheio de lixo e substâncias tóxicas, que podem prejudicar a vida dos seres que dependem do solo para viver. Essa poluição é provocada principalmente pelas atividades do ser humano que vêm destruindo a natureza cada vez mais rapidamente.

Poluição do solo

Foto: Reprodução

Como acontece a poluição do solo?

Quando os homens produzem muito lixo e jogam em algum lugar inapropriado, esse lixo não será recolhido, e ficará lá por vários e vários anos em processo de decomposição. Quando o lixo é decomposto, ele e transforma em um líquido mal cheiroso e extremamente poluente chamado chorume.

O chorume penetra no solo, deixando ele todo infectado, e impossibilitando que plantas e animais que vivam neste solo consigam extrair seus nutrientes necessários para sobreviver.

Outro problema causado pelo homem são os agrotóxicos e pesticidas, utilizados para deixar a plantação livre de pragas, e que joga centenas de produtos tóxicos no solo. Esses produtos, além de matarem todas as formas de microrganismos ali existentes, ainda intoxicam as plantas, e os animais que comerem essas plantas, podendo leva-los à morte.

Os agrotóxicos lançados no solo também podem atingir o ser humano, já que em nossa alimentação consumimos verduras, frutas e carnes de animais que comem plantas, como o boi. Quando o ser humano come um alimento infectado com agrotóxico ele pode vir a desenvolver sérios problemas de saúde.

Como a poluição do solo influencia na poluição dos lençóis freáticos?

Em alguns lugares, em baixo do solo existe água doce. Essa água é chama de lençol freático, e corre por baixo do solo até chegar à nascente de um rio ou lago, onde emerge para a superfície.

Com o tempo, o chorume e agrotóxicos que contaminam os solos vão descendo, penetrando cada vez mais a terra, até que atingem os lençóis freáticos e contaminam toda a água. Quando essa água contaminada chega aos rios, é consumida por vários animais, que depois se tornarão alimento para nós humanos, dando continuidade ao ciclo de contaminação.

Como prevenir a poluição do solo

  • Produzir menos lixo
  • Reciclar
  • Não usar agrotóxicos na agricultura
  • Realizar um saneamento ambiental

Veja mais!