Publicado por Débora Silva

O ponto de fusão e o ponto de ebulição dizem respeito, respectivamente, às temperaturas em que uma substância pura passa do estado sólido para o líquido e do estado líquido para o gasoso.

Os pontos de fusão e ebulição são propriedades importantes dos materiais, já que cada um possui uma temperatura de fusão e uma temperatura de ebulição específicas. Estes pontos variam de acordo com os números atômicos dos elementos químicos da Tabela Periódica, o que significa que são propriedades periódicas.

Ponto de fusão e ponto de ebulição

Foto: Reprodução

Ponto de fusão

Como já foi dito, o ponto de fusão é a temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido. Imagine a seguinte situação: você pegou um cubo de gelo que estava na geladeira (a uma temperatura de -5 ºC) e deixou do lado de fora. Após um tempo, ele começará a derreter, porque a temperatura da pedra de gelo vai aumentando, passando de -5ºC para -4ºC, e assim sucessivamente, até alcançar 0 ºC, temperatura em que o gelo começa a derreter. Isso ocorre porque a água pura passa do estado sólido para o estado líquido à temperatura de 0ºC e sob pressão de 1 atm (ao nível do mar). Ou seja, o ponto de fusão da água pura é 0 ºC.

O ponto de fusão de uma substância, considerando-se determinada pressão, é um valor constante, fator característico de uma substância pura e que permite o cálculo do grau de pureza desta substância.

Ponto de ebulição

Entende-se por ponto de ebulição a temperatura em que uma substância líquida passa para o estado gasoso, para o estado de vapor. Isto ocorre quando colocamos a água líquida no fogo, por exemplo. A sua temperatura vai aumentando até alcançar a temperatura de 100 ºC, que é o ponto de ebulição da água pura ao nível do mar.

No ponto de ebulição ocorre o mesmo que no ponto de fusão: a temperatura permanece com o mesmo valor durante a mudança de estado.

Aqui é importante ressaltar que as temperaturas de fusão e ebulição só apresentarão valores fixos caso a substância seja pura; no caso de misturas, os valores sofrem variações: elas entram em ebulição em uma temperatura e acabam de mudar de estado físico em outra.

Pontos de fusão e ebulição de algumas substâncias

A água é única substância conhecida que apresenta ponto de fusão igual a 0 ºC e ponto de ebulição igual a 100 ºC (ao nível do mar). Confira os valores de outras substâncias:

Ouro: PF = 1064 ºC; PE = 3080.

Álcool etílico: PF = – 117; PE = 78,5.

Cloreto de sódio (sal de cozinha): PF = 801; PE = 1413.

Veja mais!