Publicado por Nayla Georgia

Os Jogos Olímpicos surgiram há mais de 2.500 anos na Grécia Antiga. Diz a lenda mitológica que foi Hércules quem a criou, depois de ter completado seus 12 trabalhos, no intuito de homenagear seu pai, Zeus. As olimpíadas eram jogos atléticos que também contavam com combates entre os gregos de várias cidades-estados e corrida de biga. O grande vencedor do evento ganharia uma coroa de folhas da oliveira plantada por Hércules.

Não foi até 776 a.C., entretanto, que o evento passou a se chamar “olimpíadas” de fato. Foi da aliança entre os reis Licurgo (Esparta), Iftos (Ilia) ao rei Clístenes (Pissa) que aconteceu no templo de Hera, no santuário de Olímpia que o nome surgiu. Essa aliança marcou a trégua sagrada na Grécia durante os períodos de disputas olímpicas. Eles decidiram que o evento deveria acontecer a cada quatro anos durante os meses de julho ou agosto por cinco dias. Cidadãos homens, livres e gregos que jamais tivessem cometido crimes podiam participar. À exceção de Dêmetra e suas sacerdotisas, as mulheres sequer podiam assistir às competições.

Grandes marcos na História

  • Um duro golpe ocorreu durante as Olimpíadas gregas em 456 a.C., quando os povos romanos invadiram a Grécia.
  • Em 393 a.C., o Imperador Teodósio I chegou a cancelar os jogos olímpicos da Era Antiga depois de proibir a adoração aos deuses.
  • Na Era Moderna, mais precisamente no dia 24 de junho de 1894, os gregos entraram em acordo para que a primeira Olimpíada da nova Era fosse realizada em Atenas.
  • Com nove modalidades, 14 países, 43 eventos e 241 atletas, a primeira Olimpíada da Era Moderna aconteceu entre os dias 6 e 15 de abril de 1896.
  • Desde o início dos Jogos da Era Moderna, os jogos só foram interrompidos durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial.
Imagem de bandeira das Olimpíadas

Foto: Depositphotos

Comitê Olímpico Internacional (COI)

No ano de 1894 o Barão Pierre de Coubertin chega a fundar o órgão dirigente do Movimento Olímpico: o Comitê Olímpico Internacional (COI). A intenção era de organizar os jogos e incluir mais representantes ao redor do mundo. No século XX, o Movimento Olímpico cresceu tanto que a COI sentiu-se obrigada a adaptar as Olimpíadas para as diversas condições sociais. Foi assim que nasceram os Jogos de Inverno (para esportes no gelo e na neve), os Jogos Olímpicos da Juventude (para adolescentes) e os Jogos Paraolímpicos (para atletas com deficiências físicas).

O maior evento do mundo

Se na Era Antiga os jogos olímpicos já faziam sucesso, depois da primeira edição na Era Moderna o sucesso do evento cresceu exponencialmente. Em poucas décadas se consolidou como o maior evento do mundo e só ele é capaz de reunir mais de 200 países em uma cidade.

Em 2016 o Brasil sediará os Jogos Olímpicos da XXXI edição e também os Jogos Paraolímpicos. É a primeira vez que o país sediará o evento, que acontecerá no segundo semestre do ano na cidade do Rio de Janeiro. A decisão aconteceu em outubro de 2009 durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional. Desde então o país tenta se organizar para receber o público de diversos países mundiais.

As Olimpíadas Rio 2016 devem ocorrer entre os dias 5 e 21 de agosto e as Paraolimpíadas entre os dias 7 e 18 de setembro.

Veja mais!