Publicado por Natália Petrin

NaCl, ou cloreto de sódio, é um dos mais importantes sais da química orgânica. Em sua estrutura, apresenta um cátion que é derivado do elemento químico sódio e um ânion, que é derivado do cloro, ambos monovalentes. Isso confere à molécula uma hidrossolubilidade e solubilidade relativas na maioria dos solventes polares.

Mas você sabe o que é essa substância? Popularmente conhecida como sal ou ainda sal de cozinha, a substância tem, quando em condições normais, um aspecto sólido, cristalino e branco.

Nos dias de hoje, o sal é extraído da água do mar, onde sua concentração é de, em média, 26 g/L, por meio de um processo conhecido como salinas ou ainda de minas subterrâneas que são conhecidas pelo nome de sal-gemas.

Por dentro do cloreto de sódio e suas características

Foto: Reprodução/ internet

Utilidade

Você pode encontrar essa substância química lá na cozinha de seus pais,. A mesma é comumente usada para salgar a comida, mas também na conservação de alguns alimentos como carnes e pescados.

É essencial que exista, em pequenas concentrações, na alimentação humana, os compostos iodados, que são difíceis de serem encontrados naturalmente. Sua carência metabólica tem consequências no corpo, como os problemas na tireoide. Por isso, o iodo é adicionado ao sal de cozinha.

É usado também na composição do soro fisiológico, devendo estar na concentração de 0,9% para que apresente a pressão osmótica isotônica à sanguínea.

Essas, no entanto, são as aplicações mais comuns. Existem outras ainda que são menos difundidas: em regiões como os Estados Unidos e alguns locais da Europa, quando é inverno, há presença de neve. O sal, então, é usado para a remoção da neve das rodovias, já que quando adicionado, provoca uma reação química chamada crioscopia, que promove a redução do ponto de fusão da água e, consequentemente, o derretimento da neve.

Na indústria também é bastante difundido seu uso para a produção de cloro gasoso, Cl2, que é usado no tratamento da água potável, além da produção de hipoclorito de sódio (NaOCl), alvejante e bactericida. É usado ainda para a produção de sabões e detergentes, e também na manufatura do papel.

Problemas

O NaCl, quando usado em excesso no organismo, também pode trazer muitos problemas à saúde, como o aumento da pressão arterial e seus derivados.

Curiosidade

O sal, NaCl, está ligado diretamente à etimologia da palavra salário, que vem do latim “salarium argentum”, que significa pagamento em sal. Mas você sabe de onde vem isso? Antigamente, os soldados romanos eram remunerados com sal, que era na época uma iguaria bastante cara e podia ser trocada por muitas outras coisas. Além de ser também, no período, quase insubstituível na conservação de alimentos.

Veja mais!