Publicado por Débora Silva

Talvez você já tenha se perguntado a respeito do formato do nosso planeta, não é mesmo? Afinal, por que a Terra é redonda? Na verdade, o planeta Terra não é exatamente redondo, já que ele não tem a forma de uma esfera perfeita, mas sim mais próximo à forma de uma elipse, com um formato geoide.

Por que a Terra possui uma forma arredondada?

O formato arredondado da Terra é uma questão de tamanho, massa e força.

Assim como os outros planetas do Universo, a Terra possui esse formato arredondado por causa da ação de uma força denominada força da gravidade. É esta força que nos mantém presos ao solo, impede que outras pessoas, que estão do outro lado do globo, sejam lançadas no espaço; retém nossa atmosfera e o ar que respiramos.

Pense no ato de subir uma escada, por exemplo. Ao subirmos uma escada, podemos perceber a força da gravidade, pois quando nos distanciamos do centro da Terra, superamos a sua força de atração (a força de gravidade “puxa” tudo ao centro do planeta) e nos sentimos desgastados fisicamente.

Por que a Terra é redonda?

Foto: Reprodução

Atração

Devido à sua enorme massa, o planeta Terra gera uma força de atração para o seu centro. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade. Graças à essa força que puxa tudo para o seu centro, os planetas ficam arredondados porque essa é a única forma em que todos os pontos da superfície ficam a uma mesma distância do centro. Isto quer dizer que o formato esférico é o mais estável possível.

Durante o surgimento e formação do Universo, as partículas que formam a matéria foram se unindo pouco a pouco e, à medida que aumentavam o seu tamanho, as massas adquiriam a sua própria força da gravidade. Aos poucos, esta força foi “esculpindo” a superfície dos planetas até eles ficarem mais arredondados. A massa da Terra gera a força de atração sobre sua superfície, e todas as partes se juntam em direção ao seu centro.

O mesmo não ocorre com os corpos celestes menores, como os meteoros e os asteroides. Por serem muito pequenos, estes corpos não têm força de atração suficiente para atrair toda a matéria e adquirir o formato de uma esfera.

Veja mais!