Publicado por Katharyne Bezerra

Nem todas as plantas possuem flores, mas as que possuem são chamadas de angiospermas. Essa parte integrante da planta pode ser de diversas cores e ter aromas diferentes, umas com a coloração mais vibrante e outras mais discretas, já com relação ao aroma, as flores podem exalar cheiros ou odores desagradáveis. Todas essas características são essenciais para que a flor desempenhe o seu papel, isto é: garantir a reprodução da planta.

Como ocorre a reprodução das plantas?

Nessa espécie de vida há duas formas de reprodução, assexuada e sexuada. Neste último caso é preciso que o pólen saia de uma planta masculina e vá de encontro a uma de mesma espécie, porém que seja feminina, dando origem a polinização. Há, portanto, três formas básicas para esse encontro ocorrer, são eles: por meio da água (polinização hidrófila), pelo vento (polinização anemófila) e através dos animais (polinização zoófila).

Para que o pólen seja levado pelo vento, foi preciso a planta se adaptar ao longo do tempo, ficando ainda mais leve e maleável. De forma semelhante ocorreu uma adequação desses seres vivos no sentido de viabilizar a polinização zoófila, assim desenvolveram cores e aromas, uma forma de atrair os animais que ajudariam em sua reprodução.

Por que as flores têm cor e perfume?

Foto: Pixabay

Cores e aromas como atrativos dos animais

Alguns animais como a abelha, morcego, pássaros etc., se alimentam de produtos das flores, sejam eles o pólen ou néctar. De uma forma ou de outra, os seres vivos que fazem suas refeições da planta, acabam levando pólen de uma para a outra, o que resulta na polinização da espécie e assim garante a sua reprodução e permanência na Terra.

Mas quem pensa que os animais e alimentam de qualquer flor, está enganado. Esses seres vivos selecionam as espécies que mais lhe agradam e essa escolha depende da cor e dos cheiros das flores. Os polinizadores têm suas preferências, por exemplo, a abelha preferem flores amarelas ou azuis, e nunca visitam as vermelhas. Já a maioria das aves preferem as vermelhas, pois é uma cor vibrante e que elas enxergam bem. Veja outros exemplos:

  • Borboletas: Assim como a maiorias das aves, as borboletas também preferem as cores mais vibrantes. Por isso polinizam flores vermelhas, amarelas, rosa etc;
  • Besouro: Esses, por sua vez, preferem flores mais discretas, como as brancas, amarelas e verdes;
  • Moscas: Privilegiam as flores brancas e amarelas. Além disso, preferem as que possuem um odor forte;
  • Morcegos: Para facilitar o trabalho noturno, esses animais dão preferência as flores com mau cheiro, de cor parda e de grande porte.

Veja mais!