Publicado por Natália Petrin

Em período de altas temperaturas, é bastante comum vermos amigos e colegas indo à praia, justamente devido ao calor, comum nessas épocas. O que muita gente acaba descuidando, entretanto, é no contato com o sol forte que pode acabar trazendo alguns problemas de saúde. Mas como cuidar com o sol? É simples: só usar protetor solar.

O filtro solar, ou protetor solar, ajuda a prevenir queimaduras graves que podem ser provocadas pela exposição excessiva ao sol, ou em horários inapropriados. Os raios UVA e EVB que são emitidos pelo Sol podem queimar e danificar a pele, pois penetram nela.

Tipos de filtros

Existem alguns tipos de filtros solares, entre eles o protetor e o bloqueador. Ambos possuem a proteção FPS (fator de proteção solar), que indica quantas vezes a mais a pele estará protegida. Os médicos recomendam que os protetores sejam usados com FPS acima de 15.

Bloqueadores solares são principalmente para pessoas que tem a pele sensível, e possuem FPS somente acima de 20, enquanto os protetores são indicados para todos os tipos de pele, com FPS entre 15 e 20, dando um bronzeado gradual que pode durar bastante tempo.

Por que é importante usar filtro solar?

Foto: Pixabay

Os bronzeadores, em contrapartida, atuam permitindo que os raios solares penetrem na pele aos poucos, trazendo a coloração da pele. O problema é que possuem um valor muito baixo de FPS, podendo causar queimaduras.

Ação do filtro solar

As diversas composições de filtro solar podem agir somente de duas formas: pela reflexão dos raios solares, justamente por terem em sua composição alguns elementos que não deixam a pele absorvê-los enquanto outros podem absorver uma parte e refletir o restante.

Outras formas de proteção

Como pudemos perceber, a proteção contra o sol é bastante importante, não apenas para a pele, mas também para os olhos. Por isso, use sempre óculos de sol e, se possível, chapéu ou boné, pois no couro cabeludo não passamos protetor, e não é por ter cabelos que estamos protegidos.

Como usar filtro solar

O filtro solar deve ser usado diariamente no rosto e nas áreas expostas do corpo, mas na praia é importante passar por todo o corpo. Existem opções em creme, spray, pó, mousse, entre outros.

Não usar o protetor pode trazer pintas e sardas na pele ao longo do tempo, e essas marcas podem ser bem difíceis de tirar.

Aplique nas áreas que ficarão expostas, pelo menos 30 minutos antes de sair ao sol. Reaplique a cada duas horas, principalmente quando for entrar em piscinas e mares, ou entrar em contato com a água de outras formas. Procure orientação com dermatologistas para saber qual o melhor tipo de filtro para você.

Veja mais!