Publicado por Priscila Melo

Alguma vez você já se perguntou por que o céu é azul? Essa é uma pergunta que provavelmente muita gente já fez. Quando estudamos sobre o universo vemos que ele é escuro, mas o que faz então com que o nosso céu seja azul? Você sabe dizer o motivo disso acontecer? Que tal continuar lendo e descobrir?!

Por que o céu é azul?

Foto: Reprodução

A composição das cores

Para compreender melhor, é preciso saber como é a composição das cores e da luz. Essas cores que nós vemos são constituídas de ondas, e cada uma dessas cores possui um determinado comprimento de onda que se difere das outras cores. Esse comprimento é a distância entre uma crista e outra, ou seja, entre as partes mais altas da onda. Quanto maior for o comprimento da onda, menor será a sua energia de radiação e vice-versa.

A composição da luz do sol

Você sabia que a luz branca, que é emitida pelo sol, na verdade não é branca? Na verdade ela é composta por sete cores básicas, que variam do violeta ao vermelho, cada uma com a sua frequência.

Essa cor branca é formada pela união dessas sete cores, que formam o arco-íris, e essa luz ao passar por um prisma, acaba se decompondo, desta forma podemos ver as seguintes cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Podemos então afirmar que a luz é composta por sete cores, que formam o arco-íris.

A luz do sol na atmosfera

Quando a luz branca do sol chega na atmosfera do nosso planeta, ela entra em contato com as moléculas e os átomos que estão no ar. Entre essas moléculas, que são bem pequenas, encontramos, principalmente, o gás oxigênio (O2) e o gás nitrogênio (N2). Quando entram em contato com a luz branca, elas consequentemente refletem ou propagam as cores que compõem a luz do sol em várias direções.

E é a partir desse momento que o céu azul entra, pois a luz se espalha mais quando passa através de partículas com diâmetro igual a um décimo do comprimento de onda (a cor) da luz. Como os tons de azul são os que possuem menores comprimentos de onda, consequentemente, se tornam os mais compatíveis com as pequenas partículas que constituem o ar do que os comprimentos de onda do vermelho, laranja, amarelo e verde.

Desta forma, as moléculas da atmosfera espalha o azul em uma quantidade maior do que as outras cores, fazendo com que haja mais azul em todas as direções da atmosfera. E essa cor refletida é a que chega até os nossos olhos, por isso que vemos o céu azul, interessante, não é mesmo?!

Veja mais!