Publicado por Katharyne Bezerra

O que muita gente não sabe é por que o Dia da Mentira foi criado, mesmo que no dia 1 de abril adote uma mentirinha com os amigos ou a família. A verdade é que existem várias teorias sobre qual a origem da data, mas a mais aceita é que ela tenha surgido na França.

Também chamada do Dia dos Bobos, essa data teve início no século 16 e significou uma grande mudança para os povos franceses. Isto porque, a alteração significou a troca de datas para se comemorar o ano novo.

Atualmente, o Dia da Mentira é tido como uma data especialmente dedicada às “mentirinhas”. Nesse período, não há distinção entre criança, adulto ou idoso. Todas as pessoas se unem para tramar pegadinhas ou peças em seus conhecidas.

Dia da Mentira: Por que essa data foi criada?

No Dia da Mentira as pessoas se unem para tramar pegadinhas

Essa data, no passado, era conhecida como o Dia dos Bobos (Foto: depositphotos)

Como já mencionado, o Dia da Mentira foi uma invenção do século 16. Desde o começo desse período da história os franceses comemoravam as festas de Ano Novo a partir do dia 25 de março.

Essa data teria sido escolhida por ser considerada o início da primavera. Portanto, os franceses festejavam muito esse dia. Como consequência de uma festa tão grande, os eventos só terminavam uma semana depois. Coincidentemente, acabavam no dia 1 de abril.

Contudo, uma alteração proposta pela igreja católica ajudou a colocar um fim nessa tradição. Por determinação do Papa Gregório XIII, a partir de 1562 as pessoas deveriam comemorar a chegada do novo ano no dia 1 de janeiro.

Veja também: 1 de abril: O Dia da Mentira

Dois anos mais tarde, o então rei da França, Carlos IX (1560-1574), acatou a mudança do Papa. Assim, os franceses teriam que acompanhar o calendário gregoriano proposto pela igreja católica na época.

Dessa forma, todos os franceses deveriam comemorar a passagem do ano velho para o novo ano do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro. Assim como é feito hoje em dia.

Porém, mesmo com essa imposição do rei Carlos IX, alguns franceses resistiram. Por não aceitarem a mudança, alguns povos continuavam a comemorar as festas de Ano Novo no final de março.

Por resistirem à determinação da igreja católica, muitos franceses continuavam indo às ruas. Durante os dias entre 25 de março e 1 de abril, eles davam seguimento as suas antigas tradições.

No entanto, essa mesma atitude passou a ser alvo de gozações e chacotas. Por não aceitarem as mudanças, alguns povos foram considerados bobos. Foi então que surgiu o “Dia dos Bobos”.

Por que o dia 1 de abril é considerado o Dia da Mentira?

Considerados bobos para grande parte da população, as pessoas que não aceitavam a mudança do calendário gregoriano passaram a ser alvos de mentiras. Para brincar com os que resistiam, alguns franceses pregavam-lhes algumas peças.

Por exemplo, era comum fazer um convite de festas de fim de ano para essas pessoas. Mas tudo não passava de uma enganação, pois não havia festa alguma.

Assim, quem caia nessas farsas eram considerados bobos e o dia 1 de abril ficou conhecido como um dia dedicado à gozação. Uma data relacionada à mentira, a algo que não existe ou que não possui sentido.

Com o passar dos anos, essas brincadeiras se espalharam por toda a Europa. Chegaram na Inglaterra e se estenderam por outras nações. E, atualmente, grande parte das nações fazem piadas com a data.

Com exceção da China. Pelo território chinês as brincadeiras do Dia da Mentira são proibidas por determinação do Governo.

Maiores pegadinhas do Dia da Mentira

O Dia da Mentira foi uma invenção do século 16

Grande parte das nações fazem piadas com a data (Foto: depositphotos)

Durante todo esse tempo as pegadinhas do Dia da Mentira foram se aprimorando. Deixaram de ser mentiras contadas para um só povo e ganharam todo o mundo. Em meio a isso, grandes empresas também passaram a aderir a brincadeira.

De acordo com a BBC, o Google é uma dessas empresas. Em um dos dias 1 de Abril, o navegador anunciou o Google Dial Up Mode. Ao contrário do moderno e rápido “Google Fibe”, a versão em destaque seria uma opção de navegação que remontaria a internet discada.

Com propaganda e vídeo promocional, a empresa Google anunciava um navegador com velocidade de apenas 56kbps. Um produto ideal para lançar o ‘novo conceito de internet lenta’.

Outra piada criada pelo Google foi o chamado “Chrome Selfie”. Com essa versão de navegador, os usuários poderiam enviar uma selfie junto as manchetes de notícia que eles liam.

“Você já leu uma notícia que te deixou de queixo caído ou assistiu a um vídeo que fez você rir até chorar? Agora, o #ChromeSelfie permite que você mostre aos seus amigos exatamente como se sente”, diz o anúncio.

E que tal um celular tão fino que serviria para cortar legumes? Essa foi a mentira contada pela Samsung, a qual anunciou um celular novo da linha Edge, edição “do Chef”.

Outra pegadinha bem pensada foi o “táxi de helicóptero”. Criada pelo aplicativo 99Taxis , o anúncio afirmava ser a solução para as pessoas que precisavam enfrentar grandes engarrafamentos.

Mentiras internacionais

Internacionalmente as brincadeiras também fazem sucesso. Um exemplo disso são os jornais britânicos que anualmente fazem edições especiais no dia 1 de abril.

Em Londres, um jornal publicou que o príncipe Harry havia se casado com a atriz Meghan Markle. Apesar de desmentida logo em seguida, a notícia “pegou” muitos londrinos no Dia da Mentira.

Frases para o Dia da Mentira

Brincar no Dia da Mentira requer muitos cuidados. Isso porque, deve-se levar em consideração que algumas estórias podem machucar os sentimentos das pessoas. Por essa razão, antes de entrar na brincadeira, é preciso pensar bem.

Mentiras que envolvem mortes, assuntos pessoais de determinadas pessoas ou que incitem a violência não são boas escolhas e devem ser evitadas. No entanto, é possível brincar sem magoar ninguém.

Além disso, é possível usar dessa data para alertar as pessoas sobre como a mentira é algo que deve ser evitado. Para ajudar nisso, o Estudo Kids separou algumas frases para o Dia da Mentira:

  • “Neste 1 de abril, lembre-se que a mentira não aumenta o nariz, mas diminui a confiança”;
  • “Mentira não faz bem para ninguém”;
  • “A mentira é uma verdade que esqueceu de acontecer”;
  • “A mentira é como a bola de neve; quanto mais rola, mais aumenta”.

Veja mais!