Publicado por Ana Ligia

A canetinha hidrocor é um dos materiais escolares indispensáveis na vida de uma criança. Usado para escrever e desenhar, o objeto vem sempre com uma tampa que, caso não seja usada, faz com que ele perca toda a cor. Mas por que isso acontece?

Grande parte das canetas hidrocores são feitas a base de alguma sustância volátil, como por exemplo o álcool. Essas substâncias têm a propriedade de evaporar em temperatura ambiente.

Devido a isso, alguns hidrocores sofrem um processo de oxidação e produzem resíduos que podem chegar a entupir a caneta.

Por isso, para evitar a perda do material, o indicado é depois de usar o hidrocor sempre tampá-lo. Mas caso a tinta da sua caneta já tenha evaporado, saiba o que fazer para recuperar.

Por que o hidrocor seca quando o deixamos sem tampa?

Foto: depositphotos

Como recuperar a tinta da caneta hidrocor

Injetar água na caneta

Esse método irá recuperar o funcionamento da caneta, mas para isso, você precisará fazer uso de uma seringa.

Coloque água na seringa, insira a agulha na ponta do hidrocor até chegar no corpo do objeto e injete água com cuidado, lembrando de permitir que o ar seja drenado a medida que a água vai entrando.

Adicione cerca de um milímetro de água na caneta (mais que isso a tinta poderá perder sua cor e acabar ficando com uma aparência mais transparente e molhada). Depois de injetar o líquido, deixe a caneta em um pano até que ela seque completamente.

Gotas de vinagre

Essa alternativa permite que a tinta das canetas à base de água seja umedecida. Coloque o objeto em uma tigela vazia e molhe a ponta da caneta uma duas gotas de vinagre branco e deixe o produto agir por alguns minutos.

Não submerja a ponta do hidrocor no vinagre, o correto é utilizar apenas algumas gotas. Para isso, coloque um pouco do produto na tampa e use um conta-gotas para adicionar aos poucos.

Veja mais!