Publicado por Natália Petrin

Pode parecer estranho pensar que não é só na escola que você vai ver ciência, mas isso é totalmente verdade. Por exemplo, quando você foi fazer xixi, já reparou na coloração que ele tem? Tons claros ou mais escuros, o xixi é sempre amarelado, mas você sabe o motivo? A ciência explica pra gente! Mas antes de mais nada, vamos entender o que é essa substância e por quais motivos ela sai de nós várias vezes ao dia, certo?

O que é o xixi?

Trata-se de um líquido que se forma no aparelho urinário a partir dos líquidos que consumimos diariamente e tem como função levar junto à si as substâncias tóxicas para fora do corpo. Tanto o xixi das pessoas quanto dos animais é formado por água e diversas outras substâncias dissolvidas, como por exemplo sais, ureia e toxinas.

Por que amarelo?

O fígado tem como função filtrar o sangue e remover dele as impurezas, que são enviadas aos rins – parte do sistema urinário – para a eliminação. Essas impurezas filtradas do sangue recebem o nome de bilirrubina e, no rim, ela é transformada em urobilinogênio, substância que dá a coloração amarela ao nosso xixi.

Por que o xixi é amarelo?

Foto: Reprodução/ internet

A cor pode variar de amarelo bem claro, quase transparente, até um amarelo bem escuro. Isso vai variar de acordo com a quantidade de líquidos ingerida por você. Pense na seguinte situação. Seu corpo tem que eliminar uma quantidade x de bilirrubina. Se você bebeu pouco líquido, essa bilirrubina será dissolvida em pouca água e, portanto, o xixi será mais amarelado, pois estará em uma concentração maior na água. Mas se você consumir bastante líquido, a mesma quantidade x de bilirrubina será dissolvida em uma quantidade maior de água, tornando-se menos concentrada e mais clara.

Xixi colorido

Existem ainda alguns momentos em que você fará xixi de outras cores, mas nem sempre isso é motivo para assustar-se. Ao comer uma beterraba, por exemplo, é normal que o xixi apresente colorações em outros tons, mas isso também pode acontecer em caso de alguns medicamentos que são usados para o tratamento de algumas doenças. Existe um remédio, por exemplo, para tratar infecção na bexiga, que deixa o xixi esverdeado.

Veja mais!