Publicado por Débora Silva

Talvez você já tenha se perguntado o porquê dos ovos das galinhas apresentarem cores diferentes, não é mesmo? A coloração da casca pode ser branca, marrom, vermelha, verde e até em tons de azul. Algumas pessoas acreditam que a cor da casca dos ovos tem a ver com a alimentação que a galinha consome, mas será que isto é verdade? Não é, pois a alimentação da ave está relacionada com a cor da gema.

Além disso, muitas pessoas ainda acreditam que os ovos com cor amarronzada são mais nutritivos que os de casca branca, mas é importante ressaltar que, independentemente da cor da casca, os ovos possuem o mesmo valor nutricional.

Por que os ovos das galinhas têm cor diferente?

Foto: Reprodução

A coloração dos ovos e a raça da galinha

A casca do ovo possui elevada quantidade de carbonato de cálcio e a sua cor é uma característica genética ligada à raça da galinha e, embora a origem do pigmento não seja conhecida, os cientistas acreditam que ele venha de células presentes no útero, o órgão no qual a casca é formada. As aves que possuem plumagem branca colocam ovos brancos, enquanto as vermelhas (ou amarronzadas) põem ovos nessas colorações. No entanto, algumas vezes ocorre de aves de cor branca colocarem ovos de coloração escura e vice-versa. Além disso, as galinhas mediterrâneas, como a Leghorn, põem ovos brancos; enquanto as galinhas americanas e asiáticas, como a New Hampshire, colocam ovos em tons de marrom. Existem ainda algumas raças de galinha que podem botar ovos  com diferentes tons de casca.

Com relação ao valor nutricional, vale frisar que não há diferença entre os ovos brancos e os vermelhos: ambos são igualmente ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais e possuem cerca de 220 miligramas de colesterol. No que diz respeito ao preço, a diferença existente (os vermelhos costumam ser mais caros) é determinada pelo mercado.

E a cor da gema?

A cor da gema sim está diretamente relacionada com a alimentação da galinha. Por exemplo, as galinhas que possuem uma alimentação mais rica em milho, apresentam ovos com a gema mais avermelhada. Isso acontece devido a deposições dos pigmentos denominados carotenoides presentes nos alimentos consumidos. As gemas dos ovos das galinhas de granja são menos avermelhadas justamente por este motivo, já que os seus alimentos não possuem muitos nutrientes com pigmentos.

Veja mais!