Publicado por Priscila Melo

Na fauna mundial sabemos que existem milhões de espécies de animais, e que muitos destes demonstram características bem curiosas. Destacaremos hoje um desses animais, a zebra, um animal semelhante a um cavalo mas com um fator no mínimo curioso, possui listrar pretas e brancas por todo o corpo. Isso nos leva a pensar se essas listras têm alguma importância para o animal. Será que servem para alguma coisa ou estão ali simplesmente sem motivo algum? De uma coisa temos certeza, esses animais chamam a atenção pela sua beleza e essa característica de cores já estamparam vários objetos desejados pelo ser humano, como bolsas, roupas e sapatos.

Porque a zebra tem listras?

Foto: Reprodução

As listras

Durante muitos e muitos anos a discussão sobre as listras das zebras renderam várias hipóteses de qual seria o motivo delas. Estudiosos como Charles Darwin e Alfred Russel Wallace já tentaram buscar respostas para o porquê que as zebras são listradas, isso, a mais de 120 anos atrás, e de lá até aqui os motivos variaram bastante, estando entre eles: a camuflagem, a tentativa de confundir visualmente os predadores, necessidade para manter o calor do corpo, ou até mesmo para evitar picadas de insetos.

Em estudos mais recentes, publicados em um periódico da Nature Communications, feitos por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, foi identificado que o real motivo do aparecimento das listras são os insetos. Várias pesquisas foram feitas nos locais onde vivem esses animais, além das zebras outros animais que fazem parte de subespécies também foram analisados. O habitat, a temperatura do ambiente, os predadores existentes na área, a presença de insetos, a existência de área verde foram algumas das observações feitas pelos estudiosos.

Seria uma camuflagem?

A camuflagem é uma arte no mundo animal, utilizar as cores ou formas de seu corpo para criar uma aparência com algum objeto e despistar os predadores é realmente algo magnífico. Estudos em cima desse fator também foram feitos e hipóteses foram levantadas. E entre uma delas, a mais aceitável é que o animal usa sim essas listras como camuflagem. As zebras são animais que andam em bandos, vários animais juntos, e as listras de várias zebras juntas podem confundir o predador não fazendo ele identificar onde começa ou termina o animal. Essas listras de várias zebras juntas, criam uma ilusão que acaba confundido o inimigo.

Outros fatores e não somente a camuflagem ou os insetos também foram alvos dos estudiosos. E já foi afirmado que as listras ajudam a manter o calor no corpo da zebra, como também o fator dessas listras serem padrão único em cada indivíduo da espécie ser utilizado como forma de facilitar a socialização uns com os outros.

A descoberta dos cientistas

Mas como já foi dito acima, os últimos estudos afirmam que a real função seria de afastar os insetos. Ou seja, as listras servem como uma espécie de repelente. Esse estudo foi feito em abril de 2014. Foram estudados cavalos, asnos e zebras. Nos locais onde tem animais listrados é também onde tem a maior incidência de insetos como moscas e alguns parasitas. E ainda foi observado que mesmo havendo mais insetos nesses locais as zebras tinham menos picadas que os outros animais. Ou seja, ao longo do tempo por estarem em um habitat infestado de insetos, a zebra foi criando listras que seria uma forma de se proteger dessa situação.

Nos estudos foi identificado que os insetos acabam preferindo superfícies lisas e acabam tendo uma negação para com superfícies listradas. O preto atrai os insetos pois o reflexo da luz os faz lembrar da agua ou lama, que são os locais de reprodução deles, mas o branco acaba surtindo o efeito contrário. Quando há a junção das cores (preto e branco) os insetos acabam ficando confusos e evitando chegar até essa superfície.

Mesmo obtendo informações muito importantes como já vimos, os estudos sobre as listras das zebras ainda continuam, na tentativa de finalmente chegar em uma explicação unânime e pôr um fim de vez nessa questão.

Veja mais!