Publicado por Pollyana Batista

Todo mundo aprende desde cedo que para fazer exame de sangue é preciso ficar de jejum. Mas você já parou para se perguntar o motivo disso? Vamos explicar neste artigo.

O fato é que todos nós já fizemos esse exame ao menos uma vez em toda a nossa vida. O hemograma é um exame laboratorial que avalia as células do sangue. Isso é fundamental para o diagnóstico de doenças infecciosas, crônicas ou doenças hematológicas.

Estima-se que mais de 50% dos exames laboratoriais solicitados incluem o exame de sangue por conta da sua abrangência em localizar problemas de saúde.

O hemograma tradicional é feito por meio da coleta de sangue da veia periférica com agulha ou escalpe de calibres compatíveis com o tamanho da veia. A quantidade coletada varia entre 0,5 a 1 ml de sangue para crianças e de 2-3 ml para adultos.

Mais de 50% dos exames laboratoriais solicitados incluem o exame de sangue

O exame de sangue é muito solicitado devido a sua abrangência em localizar doenças (Foto: depositphotos)

Mas por que ficar em jejum antes do exame de sangue?

O tempo que você vai ficar em jejum para fazer o exame de sangue vai depender do tipo realizado. Na prática, a alimentação recente pode alterar os dados do exame, por isso, veja qual é o tempo que é preciso ficar sem comer antes de cada exame:

Glicemia: 8 horas para adultos e 3 horas para crianças;
Níveis de PSA: 4 horas;
Colesterol: 12 horas;
Níveis de TSH: 4 horas.

Outros detalhes, além da alimentação, devem ser revistos para quem quer fazer um exame de sangue, como por exemplo: três dias antes de fazer o hemograma, o paciente não pode realizar atividades físicas. Se for o exame para a dosagem do PSA, a pessoa não pode praticar sexo três dias antes de tirar sangue.

Veja também: O que entender por fator Rh?

Para todos os outros exames de sangue é importante também não ingerir bebidas alcoólicas um dia antes, não fumar e evitar ingerir refrigerante. Alguns medicamentos também devem ser suspensos como aspirina, antibióticos e anti-inflamatórios.

Precisa fazer jejum de água para o exame de sangue?

Caso seja imprescindível fazer uso de algum desses remédios é preciso informar ao médico, para ter uma orientação. Mesmo em jejum, a água é liberada. Mas evite tomá-la em excesso. Consuma somente o suficiente para saciar sua sede.

O jejum influencia o resultado do exame?

Em contrapartida, existem alguns estudos em andamento que dizem não haver a necessidade de realizar jejum para se fazer exames de sangue. Eles mostram que isso pouco influencia os resultados. Para isso, eles realizaram exames em pessoas em jejum e depois se alimentando. Porém, até o momento os estudos não são suficientes para ser colocados em prática e abolirem a necessidade do jejum antes do exame de sangue.

Enquanto isso, os cientistas seguem tentando conseguir provar que ficar muito tempo sem se alimentar pode até ser prejudicial para a saúde do paciente, principalmente para as crianças e idosos. Outra vantagem de abolir com essa determinação de jejum é que a pessoa poderia realizar o exame a qualquer hora do dia e não somente no período da manhã, horário que ainda não se alimentou.

Sangue: tecido vivo que circula no interior do nosso corpo

Enquanto a ciência não libera, o paciente precisa obedecer ao tempo de jejum previsto para cada exame. Na dúvida, consulte sempre o médico da sua confiança.

Veja mais!