Publicado por Lia Vieira

Os Incas foram um dos povos mais civilizados da América e viveram entre os anos de 3000 a.C. a 1500 d.C., em países como Peru, Chile, Bolívia e Equador. Os Incas eram formados pelas tribos: Quéchuas, Aymará e os Yunka.

Mais de dez milhões de cidadãos se fundiram nesta unidade política e cultural de elevado nível, possuidores de um instinto comunitário. Fisicamente, os Incas possuíam pequena estatura, pele morena, cabelos pretos e lisos.

Incas e a religião

Adoravam o Sol e vários elementos da natureza, como a lua, o raio e a terra. Rezavam pedindo melhorias em suas colheitas e até mesmo sucesso em combates com outros rivais. E a cada conquista os Incas realizavam sacrifícios aos deuses da natureza, humanos e outros animais eram sacrificados normalmente. Animais como o condor e o jaguar eram considerados sagrados. A religião politeísta dos Incas levou à construção de templos e lugares sagrados, que ficavam espalhados por todo o território da Cordilheira dos Andes.

Civilização Inca

O imperador era chamado de Sapa Inca e era considerado um deus na Terra. A sociedade era hierarquizada e formada por:

  • Nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes);
  • Camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados);
  • Classe baixa (artesãos e os camponeses).

A classe baixa pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.

Povos Incas

Foto: Reprodução

Arquitetura

Dentro da arquitetura Inca foram desenvolvidas diversas construções com enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. Quando foi descoberta a cidade de Machu Picho (em 1911), foi revelada toda a eficiência estrutural urbana dos Incas.

Agricultura Inca

A agricultura era desenvolvida e os Incas plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas) onde plantavam e colhiam alimentos como o feijão, milho e batata. Chegaram a construir canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias locais.

Meio de transporte

Domesticaram a lhama e a utilizavam como meio de transporte, além de retirar a lã, carne e leite deste animal. Outros animais também eram criados, além da lhama, como as alpacas, e as vicunhas.

Artes e cultura

A arte dos Incas ganhou destaque pela qualidade e quantidade de objetos de ouro, prata, tecidos e joias. Os Incas também praticavam diversas danças e rituais, cada um com um significado diferenciado, adequado para cada situação.

Incas e o aparelho de sistema de contagem

O quipo era um instrumento criado a partir de cordões coloridos, onde cada cor representava uma contagem sobre determinado objeto. Com o quipo era possível somar as colheitas, habitantes e até esmo os impostos. Mesmo com o desenvolvimento em vários aspectos os Incas não chegaram a desenvolver um sistema de escrita.

Veja mais!