Publicado por André Luiz Melo

Considerada a estão das flores, a primavera compreende o período em que ocorrem chuvas fortes e o clima se dá de forma amena: um pouco quente durante o dia e mais frio à noite.

Essa estação do ano tem início em 22 de setembro e segue até o dia 20 de dezembro, no Hemisfério Sul, onde está situado o Brasil. Já no Hemisfério Norte, a mesma ocorre entre os dias 20 de março e 21 de junho.

Efeitos climáticos

Durante a primavera, os dias são considerados mais extensos que a noite. Com isso, o sol nasce antes das 6 horas da manhã de cada dia, se pondo um pouco mais tarde, em torno das 18 horas.

Em regiões secas como o Nordeste brasileiro, é comum que durante a primavera ocorra o prolongamento da estiagem, enquanto que em áreas mais frias, como o Sul, ocorram enchentes em decorrência de trombas d’água.

Justamente devido esses efeitos, por determinação do governo federal, os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste aderem ao horário de verão, com o adiantamento dos relógios em uma hora até meados do mês de fevereiro do ano seguinte. Isso faz com que ocorra uma redução no consumo de energia elétrica no país.

Primavera

Foto: Reproduçã

Características naturais

Determinadas espécies de animais aproveitam a mudança climática promovida pela primavera para impulsionar o período de acasalamento (reprodução de espécies).

A estação também é a favorita das plantas, uma vez que as árvores, canteiros e jardins também intensificam a multiplicação de suas espécies de vegetais. Exemplo disso são as flores, essas que tem marcante presença durante a primavera.

Principais espécies de plantas e flores

A primavera constitui a estação do ano preferida para flores como as margaridas, hortênsias, hibiscos, jasmins, gerânios, violetas, crisântemos, dama-da-noite, orquídeas, entre outras, que embelezam os dias dessa época do ano.

No tocante as árvores típicas durante a primavera, o destaque vai para os ipês. Esse vegetal do tipo árvore fica coberto por flores das mais variadas tonalidades de cores, a exemplo de roxo, branco, amarelo e até mesmo rosa. O mesmo representa uma das mais belas árvores da primavera.

Veja mais!