Publicado por Nicoli Tomazella

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre anos de 1914 a 1918.

Primeira Guerra Mundial

Foto: Reprodução

As causas da Primeira Guerra

O que deu origem à Primeira Guerra Mundial foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em 28 de junho de 1914, na Bósnia, na cidade de Saravejo. Ele foi assassinado pelo militante Gavrilo Princip. Ele queria que a Bósnia e a Herzegovina fossem tão importantes quanto a Áustria era na época, queria formar uma monarquia tríplice, composta por austríacos, húngaros e eslavos. O grupo nacionalista sérvio, Mão Negra, não queria que isso ocorresse, então assassinaram Francisco Ferdinando.

O desabrochar da Guerra

Em 1° de agosto de 1914, o Império Austro-húngaro declarou guerra à Sérvia, devido ao atentado ao herdeiro de seu trono, Francisco Ferdinando. Dessa forma a Rússia resolve se unir à Sérvia.

Daí nasceu a Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália. E junto nasce a Tríplice Entente, composta por França, Inglaterra e Rússia.

Com a Rússia apoiando a Sérvia, a Alemanha se coloca ao lado do Império Austro-húngaro, obrigando França e Inglaterra a entrarem no conflito. Já a Itália se declarou neutra no início da guerra, devido à rivalidade com os austro-húngaros por motivos de posse de territórios na fronteira entre os dois países. A guerra se estendeu pelo norte da África e para o Oriente Médio.

Guerra de Movimento e a Guerra de Trincheiras

Assim ficou conhecida a primeira fase da I Guerra Mundial, Guerra de Movimento, devido ao deslocamento das tropas alemãs para o oeste, onde atacaram a França e logo depois para o leste, atacando a Rússia. Porém não obteve sucesso devido as grandes tropas da Tríplice Entente que paralisaram os avanços do exército alemão.

Guerra de Trincheiras

Foto: Reprodução

O que ocasionou a Guerra de Trincheiras. Trincheira era uma vala cavada no solo onde ficavam as tropas e, assim, havia o conflito entre os exércitos inimigos.

O fim da Guerra

Os soldados que lutavam em trincheiras se envolviam com os soldados inimigos, e muitos acabavam desistindo de lutar, um dos fatores para o fim da guerra.

Outros fatores foram: a entrada dos EUA na guerra, em 1917; a saída da Rússia da Guerra após a Revolução Bolchevique, em 1918.

E finamente em novembro de 1918, a fuga de Kaiser Guilherme II da Alemanha para a Holanda originou o fim do grande conflito. O novo governo assinou o armistício de Compiègne o que colocou fim à Primeira Guerra Mundial.

Veja mais!