Por Anna de Cássia em 23/08/2014

Você sabia que, depois que nós resolvemos continhas de adição, subtração, multiplicação ou divisão, podemos nós mesmos corrigir as contas para ver se estão certas ou erradas antes de mostrar para a professora?

É isso mesmo! Você pode corrigir sozinho suas continhas para saber se errou ou acertou o cálculo. Isso se chama prova real – e não é nem um pouco difícil. Vem com a gente que você vai aprender rapidinho.

Operação inversa

Uma característica muito importante das operações de matemática é que todas elas possuem uma operação inversa, ou seja, uma maneira de resolver a conta de trás pra frente, iniciando pelo resultado final e terminando no número inicial da conta. É justamente essa operação inversa que chamamos de prova real. Ficou confuso? Talvez você entenda melhor na prática.

Prova real da adição

Como a operação inversa é fazer a conta de trás pra frente, ou seja, ao contrário, nós utilizamos a operação matemática que é oposta à adição, que no caso é a subtração. O contrário da adição é a subtração, correto?

A adição é a soma de duas parcelas que obtém um resultado. Para tirar a prova real da adição, você precisa pegar o número do resultado e subtrair uma das parcelas. O resultado precisa ser igual à outra parcela. Se der diferente é porque você errou o cálculo. Veja o exemplo:

Prova real da adição

Prova real da subtração

Da mesma forma que a subtração é o oposto da adição, a adição é o oposto da subtração. Então, se queremos tirar a prova real da subtração, nós precisamos somar o resultado final com a segunda parcela, e o resultado precisa ser à primeira parcela. Cuidado, não pode somar o resultado com qualquer uma das parcelas, apenas com a segunda! Assim como no exemplo:

Prova real da subtração

Prova real da multiplicação

A operação inversa da multiplicação é a divisão, então, quando queremos tirar a prova real de uma multiplicação, precisamos dividir o resultado por qualquer uma das duas parcelas, para obter a outra parcela. Nesse caso não importa se você vai dividir pela primeira ou pela segunda parcela. Veja o exemplo:

Prova real da multiplicação

Prova real da divisão

Da mesma forma que a divisão é o inverso da multiplicação, a multiplicação também é o inverso da divisão. Então, se quisermos tirar a prova real da divisão nós apenas precisamos multiplicar o quociente pelo denominador, e o resultado deve ser igual ao dividendo. Não entendeu? Olha o exemplo:

Prova real da divisão