Publicado por Prof. Luana Polon

Para conhecer bem uma nação, é preciso conhecer seus estados e cidades importantes. Por isso, nesse artigo, vamos trazer as capitais dos estados do Brasil. Veja a seguir!

O Brasil é um país localizado no continente americano, precisamente na subdivisão da América do Sul. Em termos culturais, é parte da chamada América Latina. O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, o que torna necessária uma subdivisão de seu território, visando uma maior organização e administração.

Com isso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE estabelece as cinco macrorregiões brasileiras, sendo elas Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Ainda, o território do Brasil é dividido em 27 unidades federativas, das quais fazem parte os 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

O Brasil tem uma extensão de 8.516.000 km², onde a maior região é a Norte com uma área de 3.853.327 quilômetros quadrados, abriga os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Das várias formas de mapas possíveis, o mapa que mostra a divisão política dos territórios é o mapa político. Esse tipo de mapa normalmente demonstra a divisão dos estados, apresentando as fronteiras do país, as divisas dos estados e os limites dos municípios.

Esse tipo de mapa pode ainda mostrar as capitais dos estados e do país, sendo que alguns mapas podem também apresentar mais informações, como as principais cidades e outras. O mapa abaixo é um mapa político do Brasil, onde são apresentadas as 27 unidades federativas brasileiras (26 estados e o Distrito Federal), além de detalhar as capitais destes estados.

Mapa do Brasil

Qual é a capital do Brasil

O Brasil também tem uma capital, onde é a sede do governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, e é a cidade de Brasília. Considera-se que a primeira capital do Brasil tenha sido Salvador, na Bahia, o que perdurou entre os anos de 1549 e 1763.

A segunda capital brasileira foi a cidade do Rio de Janeiro, o que mudou quando em 1960 o presidente Juscelino Kubitscheck efetuou a construção e a fundação de Brasília, a nova capital do país, uma cidade toda planejada para receber as instâncias pode poder federal.

As capitais dos estados brasileiros

As capitais são locais dentro do território onde reside o governo central de um dado local, os ministérios e todos os organismos supremos da administração do Estado. As capitais podem ser dos países ou mesmo dos estados.

São lugares que concentram as atividades políticas que dizem respeito a todo o território, e muitas vezes são também os locais mais desenvolvidos e urbanizados (não é uma regra).

As cidades que atuam como capitais dos estados possuem, em muitos casos, uma grande expressividade no todo do estado, podendo até formar áreas metropolitanas, tamanha a importância regional destas.

Veja também: Quantos estados tem o Brasil? Veja a resposta!

Além do Brasil ter uma capital própria, que é Brasília, cada um dos estados brasileiros possui sua própria capital. Veja abaixo quais são as capitais dos estados do Brasil: 

Quais são os estados e capitais da região Norte?

A região Norte do Brasil é a maior em extensão territorial, e conta com os seguintes estados e suas respectivas capitais: 

Acre – Capital: Rio Branco.
Amapá – Capital: Macapá.
Amazonas – Capital: Manaus.
Pará – Capital: Belém.
Rondônia – Capital: Porto Velho.
Roraima – Capital: Boa Vista.
Tocantins – Capital: Palmas. 

Quantos e quais são os estados da região Nordeste?

A região Nordeste do Brasil é a que tem a maior quantidade de estados, veja quais são e suas capitais:

Alagoas – Capital: Maceió.
Bahia – Capital: Salvador.
Ceará – Capital: Fortaleza.
Maranhão – Capital: São Luís.
Paraíba – Capital: João Pessoa.
Pernambuco – Capital: Recife.
Piauí – Capital: Teresina.
Rio Grande do Norte – Capital: Natal.
Sergipe – Capital: Aracaju. 

Quantos e quais são os estados da região Sul?

A região Sul do Brasil é a que conta com a menor quantidade de estados, veja quais são:

Paraná – Capital: Curitiba.
Rio Grande do Sul – Capital: Porto Alegre.
Santa Catarina – Capital: Florianópolis. 

Quantos e quais são os estados da região Sudeste?

A região Sudeste é a mais habitada dentre as regiões brasileiras, veja quais são seus estados:

Espírito Santo – Capital: Vitória.
Minas Gerais – Capital: Belo Horizonte.
São Paulo – Capital: São Paulo.
Rio de Janeiro – Capital: Rio de Janeiro.           

Quantos e quais são os estados da região Centro-Oeste?

É no Centro-Oeste que está localizada a capital do Brasil, veja quais são os estados que a formam:

Goiás – Capital: Goiânia.
Mato Grosso – Capital: Cuiabá.
Mato Grosso do Sul – Capital: Campo Grande.
Distrito Federal – Capital: Brasília. 

Veja também: Mergulhando na história do Hino Nacional do Brasil

O que é uma Capital Regional?

Além da capital do Brasil, das capitais dos estados brasileiros, ainda existe o conceito de “capital regional”, o qual foi criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Estas regiões polarizam uma parcela da área onde se encontram, influenciando pequenas e médias cidades, bem como as áreas rurais ao seu redor.

São, portanto, áreas que concentram a maior parcela dos serviços prestados para a população, como tratamentos de saúde mais complexos, centros de compras mais expressivos, espaços de lazer, centros financeiros e políticos, etc.

Segundo o IBGE, existem três tipos de capitais regionais, sendo elas: Capital regional A – constituído por 11 cidades, com medianas de 955 mil habitantes e 487 relacionamentos; Capital regional B – constituído por 20 cidades, com medianas de 435 mil habitantes e 406 relacionamentos; e Capital regional C – constituído por 39 cidades com medianas de 250 mil habitantes e 162 relacionamentos.

Por exemplo: Compõem a rede do Rio de Janeiro: Vitória, como Capital regional A; Juiz de Fora, Capital regional B; e Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda – Barra Mansa, Capitais regionais C. Essa forma de criação de capitais deriva da importância hierárquica que algumas cidades exercem em relação a outras.

Referências

Site do IBGE: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/por-cidade-estado-estatisticas.html.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Regiões de Influência das Cidades 2007. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/PZEE/_arquivos/regic_28.pdf. Acesso em 20 out. 2018.

Veja mais!