Publicado por Katharyne Bezerra

Durante as férias as crianças querem apenas se divertir, seja em uma viagem ou até mesmo em casa. Mas, mesmo nesse período é importante se manter ativo e desperto para atividades educativas.

A sorte dos pequenos é que existem diferentes formas de unir a educação com a diversão. Em outras palavras, é possível aprender brincando. Se você ainda tem dúvidas, basta acompanhar neste artigo três formas de fazer o próprio brinquedo, entreter-se e ainda assim aprender.

Atividades recreativas e educativas para as férias

Quais atividades recreativas educativas fazer durante as férias?

Foto: depositphotos

1. Caixa da surpresa

Uma caixa de papelão e muita criatividade. Estes são os elementos para construir um brinquedo educativo. Basta pegar uma caixa e fazer dois furos no fundo, que devem ser suficientemente grandes para passar as mãos.

Pronto, agora basta que você peça a outra pessoa para escolher alguns objetos. Feito isso, segure-os dentro da caixa e tente descobrir o que são apenas pelo toque. Esta é uma brincadeira montosseriana, que diverte e ensina ao mesmo tempo.

Quais atividades recreativas educativas fazer durante as férias?

Foto: Reprodução/Pinterest

2. Produção de arte

Produzir arte é uma maneira de brincar e aprender, por isso é uma atividade que merece ser estimulada e colocada em prática. Independentemente se for nas férias ou não. Para isso, trabalhe a criatividade para usar diversos materiais.

Uma dica é produzir quadros em folhas de papel ofício. Além de tintas, pinceis e canetas, é possível apostar em outros instrumentos como cordões, algodão, cola, papelão e outros tipos de papel.

Quais atividades recreativas educativas fazer durante as férias?

Foto: Reprodução/Pinterest

3. Jogo das garrafas

Em quase todas as casas é possível perceber uma grande quantidade de garrafas PET, que após utilizadas vão para no lixo. Uma forma de economizar na brincadeira, aprender e ainda reutilizar materiais é criando um jogo com as garrafas.

Separe de cinco a 10 garrafas, lave-as e arranque o rótulo, deixe secar. O próximo passo é preencher esses recipientes com água ou terra, para que elas fiquem mais firmes. Em seguida, cole números nas garrafas. Deixe-as dispostas em um lugar da casa, separadas há uma distância favorável uma da outra.

Para brincar, basta jogar argolas em direção das garrafas para acertá-las. Feito isso, vá somando os pontos de cada arremesso até ver quem ganhou no final.

Quais atividades recreativas educativas fazer durante as férias?

Foto: Reprodução/Pinterest

Veja mais!