Publicado por Débora Silva

Você já deve ter se deparado com a palavra “web”, não é mesmo? É um termo bastante conhecido por todos nós que utilizamos a Internet. Esta palavra de origem inglesa significa “teia” ou “rede” e, com o aparecimento da Internet, passou a nomear a rede que conecta computadores por todo mundo, a World Wide Web (www).

A World Wide Web (www ou “web”)

A World Wide Web (“rede de alcance mundial”) é um sistema global de informações ligadas através de hipermídia (hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações), no qual os usuários podem ler e escrever através de computadores conectados à internet.

Para acessar os conteúdos disponíveis é necessário estar ligado à internet e usar um navegador (browser). Muitas pessoas acham que “web” e “internet” são palavras sinônimas, mas isto não é verdade. A web é apenas um serviço que utiliza a internet, assim como os e-mails, por exemplo.

quais-os-significados-de-http-www-com-e-br

O termo “web” permitiu a criação de diversas novas palavras (neologismos) associadas à internet, como algumas profissões (webmaster, webdesigner, webdeveloper etc.) e outros, tais como “web messenger”, “webcam” etc.

Significados de http, com e br

Para acessar determinado conteúdo na web, precisamos do endereço da página, não é mesmo? E o que significam “http”, “com” e “br”?

  • com: .com é a abreviação de “comercial” e foi inicialmente criada para identificar que a organização dona daquele site possui fins comerciais. Com a popularização da internet, este domínio deixou de ser exclusivamente comercial, passando a estar disponível para o público em geral. A pronúncia de .com em inglês é “dotcom”.
  • http: É a sigla de HyperText Transfer Protocol (em português, “Protocolo de Transferência de Hipertexto”). É o padrão adotado mundialmente para a transferência de dados entre redes de computadores, podendo incluir imagem, texto e links. Trata-se do protoloco usado para transferir as páginas HTML do computador para a internet, motivo pelo qual os endereços dos sites (URL) usam, no início, a expressão “http://”. A expressão serve para estabelecer a comunicação entre o endereço do site e o servidor Web que armazena os dados. A sigla “https” é a versão mais segura, na qual os dados estão encriptados.
  • br: A sigla final do endereço de um site varia de acordo com o país. O “br” indica que o domínio do site é no Brasil. Na Argentina, a sigla final é “ar”; no México, “mx”; no Reino Unido, é “uk”; no Paraguai (Paraguay, em espanhol), é “py” etc. O domínio não existe nos sites dos Estados Unidos da América, já que, no início da era virtual, aquele era o único pais com internet.

Veja mais!