Publicado por Pollyana Batista

Certamente você já ouviu falar que a cor cinza tem vários tons. Isso até já virou título de best-seller e também ganhou as telonas do cinema com a obra ’50 tons de cinza’. Pois bem… A verdade é que o olho humano consegue identificar de 20 a 30 tons de cinza apenas.

O branco é a união de todas as cores, já o preto é a ausência de todas elas. É entre um e outro que a cor cinza entra. Essa tonalidade passeia entre as nuances mais escuras e mais claras. E muitos fabricantes de tintas já batizaram cada cor com um nome específico.

As tonalidades da cor cinza e seus respectivos nomes

Os tons da cor cinza contabilizam mais de 50 variações

O céu nublado apresenta várias nuances da cor (Foto: depositphotos)

– Toque de Inverno;
– Coelho Branco;
– Chuva Silenciosa;
– Cinza Fóssil;
– Cinza Pedra;
– Sombra Branca;
– Natural Urbano;
– Recife Prateado;
– Porto de Pedras;
– Manuscrito;
– Cinza Névoa;
– Granito Molhado;
– Cinza Tweed;
– Preto Floresta;
– Camuflagem;
– Cromo;
– Biscoito Caseiro;
– Igreja Antiga;
– Concha do Mar;
– Toalha de Mesa;
– Fio Metalizado;
– Granizo;
– Pepita de Bismuto;
– Inox;
– Elefante;
– Cinza Medieval;
– Níquel;
– Violino;
– Nanquim;
– Brasão.

Veja também: Quais são os tons da cor rosa

A moda do cinza

O cinza é o novo branco. Isso é o que definem alguns decoradores e designers. A cor é envolvente e luxuosa. Muitas pessoas estão usando os tons de cinza não só nas roupas e acessórios, mas também em casa e no trabalho.

Os móveis cinzas são os queridinhos da vez. Sofás e acessórios decorativos se inspiram nessa cor. As paredes também ganharam muitos tons de cinza e o cimento queimado rústico também presta homenagem à cor.

Alguns especialistas recomendam usar o cinza com cores vibrantes para dar um “up” em qualquer visual. Por isso, saiba agora quais são as cores que combinam com os diversos tons de cinza.

Veja também: Quais são os tons da cor azul

Cores que combinam com cinza

Amarelo

O amarelo é uma cor que cai perfeitamente com um cinza. Ela é uma cor que traz energia, contrapondo o cinza que é mais sóbrio. Por isso, tente colocar alguns detalhes na cor amarela quando estiver com muito cinza.

Essa regra é válida para ambientes decorativos. Quando o assunto for vestimenta, melhor deixar o amarelo para um acessório, no máximo.

Turquesa

O azul turquesa é realmente lindo. Quando o colocamos em um ambiente, junto ao cinza o resultado é um ambiente moderno e rústico ao mesmo tempo. Um luxo.

O turquesa é lindo e cai bem em qualquer ambiente que tenha muito cinza. Vale para banheiros, quartos e até escritórios.

Veja também: Quais são os tons da cor lilás

Coral

O vermelho coral é uma cor delicada. Principalmente para ambientes ou roupas. A cor precisa ter uma boa contrapartida para parecer discreta, e os tons de cinza são perfeitos para equilibrar.

A harmonia fica completa se o cinza for majoritário e o vermelho coral apenas compor alguns objetos ou acessórios. A mistura dessas cores é bem mais inusitada e precisa ter muita personalidade para combinar.

Veja mais!