Publicado por Prof. Luana Polon

Você sabe qual é a capital dos Estados Unidos? Nesse artigo vamos te responder essa e outras questões sobre esse país, bem como apresentar informações e curiosidades. Veja a seguir!

Os Estados Unidos da América (United States of America) formam um país localizado no continente americano, no subcontinente da América do Norte.

Os Estados Unidos têm fronteiras com apenas dois países, o México na porção Sul e o Canadá na porção Norte. Ainda, com Oceano Pacífico, o Mar de Bering, o Oceano Ártico, o Golfo do México e o Oceano Atlântico. O território dos Estados Unidos possui 9.834.000 km² de extensão. A divisão política dos Estados é formada por 50 estados.

Qual é a capital dos Estados Unidos da América?

A capital dos Estados Unidos da América é Washington, D.C., um Distrito de Colúmbia, cidade onde a capital está localizada. Washington tornou-se sede do governo federal do país em 1800, e leva o nome do primeiro presidente dos Estados Unidos da América, George Washington.

Além disso, Colúmbia é a capital e maior cidade do estado norte-americano da Carolina do Sul, e o nome do Distrito é uma homenagem a Cristóvão Colombo, descobridor da América.

Mapa Estados Unidos

Em 1800, Washington se tornou a capital dos Estados Unidos (Foto: depositphotos)

Washington possui uma economia diversificada e forte, assim como o restante do país do qual faz parte. O destaque é a máquina do governo federal na capital, o que faz com que muitas decisões sejam tomadas ali.

Destacam-se as atividades financeiras, prestação de serviços, comércio e o turismo. A sigla “D.C.” no nome da capital significa Distrito de Colúmbia, cidade da qual ela é parte integrante. Entre os anos de 1792 e 1800 foi construído em Washington D.C. um dos lugares mais conhecidos no mundo todo, a chamada “Casa Branca”.

Esse local é a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos em cada nova gestão.

Veja também: Entenda como funciona as eleições americanas

Estados Unidos: idioma, religião e cultura

A religião predominante nos Estados Unidos é o Cristianismo, onde cerca de 51% da população do país se considera protestante. Os estados que formam a estrutura política do país têm certa autonomia de decisão, e é assim também no caso do idioma oficial.

Casa Branca

A “Casa Branca” fica em Washington D.C., sede do governo americano (Foto: depositphotos)

Não há um idioma único oficial, ficando a critério de cada estado defini-lo. Apesar disso, em todo território do país há a predominância do inglês. Os Estados Unidos são caracterizados pelo multiculturalismo, ou seja, existem influências culturais de vários povos na formação dos hábitos, costumes e crenças das pessoas que vivem no país.

Modo de vida americano

As pessoas que vivem nos Estados Unidos são chamadas de estadunidenses. Os Estados Unidos são conhecidos pelo modo de vida da população, denominado de american way of life (modo de vida americano).

Esse modo de vida tem como base um elevado índice de consumo, publicidade e incentivos para que as pessoas comprem bens de consumo duráveis e não-duráveis, bem como descarte de lixo em grande quantidade ocasionado pelo consumismo. O importante, neste modelo de vida, é consumir o máximo possível.

Economia

Os Estados Unidos são a maior potência econômica do mundo, competindo hoje no cenário internacional com a expansão da China. São também o país que mais influência culturalmente outros países do mundo.

Os Estados Unidos possuem o maior Produto Interno Bruto (PIB) dentre os países mundiais, e já se envolveram em muitos conflitos na história (guerras, partilhas de terras, disputas por territórios e recursos naturais).

Os setores econômicos dos Estados Unidos são bastante desenvolvidos, com destaque para indústria, tecnologia, finanças, agricultura, mineração e turismo. 

Qual é a bandeira da capital dos Estados Unidos?

O Distrito de Columbia, onde está localizada a capital dos Estados Unidos, Washington, D.C, tem uma bandeira formada pelas cores branca e vermelha. Essa bandeira apresenta faixas em sentido horizontal nas duas cores, bem como três estrelas centralizadas na parte superior.

Veja também: O atentado terrorista de 11 de setembro de 2001

Essa bandeira foi adotada no ano de 1938, quando o Congresso estabeleceu uma comissão para criar uma bandeira original e oficial, sendo que antes disso, Columbia ficou muito tempo sem uma bandeira que a representasse oficialmente.

Bandeira da Columbia

(Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Qual foi a primeira capital dos Estados Unidos?

Washington não foi a primeira capital dos Estados Unidos da América. Antes disso, a capital do país era Filadélfia. A cidade é a mais populosa do estado norte-americano da Pensilvânia, com uma importante região metropolitana.

Ela é uma das mais antigas cidades norte-americanas, sendo que em 1800 a sede do governo foi transferida para a então recém-construída cidade de Washington, onde permanece até hoje.           

Quantos estados têm nos Estados Unidos da América?

O que comumente é chamado de Estados Unidos da América é um país formado por 50 estados em sua divisão política. Destes estados, 48 são anexados em seu território geográfico, os outros dois são domínios, sendo eles o Alasca e o Havaí. Os estados e suas respectivas capitais são:

EstadoCapital
 AlabamaMontgomery
 AlascaJuneau
 ArizonaPhoenix
 ArkansasLittle
Rock
 CalifórniaSacramento
 Carolina
do Norte
Raleigh
 Carolina
do Sul
Colúmbia
 ColoradoDenver
 ConnecticutHartford
 Dakota
do Norte
Bismarck
 Dakota
do Sul
Pierre
 DelawareDover
 FlóridaTallahassee
 GeórgiaAtlanta
 HavaíHonolulu
 IdahoBoise
 IllinoisSpringfield
 IndianaIndianápolis
 IowaDes
Moines
 KansasTopeka
 KentuckyFrankfort
 LuisianaBaton
Rouge
 MaineAugusta
 MarylandAnnapolis
 MassachusettsBoston
 MichiganLansing
 MinnesotaSaint
Paul
 MississippiJackson
 MissouriJefferson
City
 MontanaHelena
 NebraskaLincoln
 NevadaCarson
City
 Nova
Hampshire
Concord
 Nova
Iorque
Albany
 Nova
Jérsei
Trenton
 Novo
México
Santa
 OhioColumbus
 OklahomaOklahoma
City
 OregonSalem
 PensilvâniaHarrisburg
 Rhode
Island
Providence
 TennesseeNashville
 TexasAustin
 UtahSalt
Lake City
 VermontMontpelier
 VirgíniaRichmond
 Virgínia
Ocidental
Charleston
 WashingtonOlympia
 WisconsinMadison
WyomingCheyenne

Poder limitado de Washington D. C.

Os Estados Unidos da América são considerados hoje como o país mais poderoso economicamente do globo, com um Produto Interno Bruto (PIB) altíssimo. São também o país que mais influencia culturalmente outros países pelo mundo.

A capital dos Estados Unidos é Washington, D.C., um Distrito de Colúmbia, a qual conta com uma economia diversificada e forte. Apesar de ser a capital, Washington tem um limitado poder local, já os 50 estados que constituem o país possuem certa autonomia em suas decisões e políticas.

Veja também: Saiba por que aprender inglês na infância é a melhor alternativa

Antes de Washington, os Estados Unidos teve como capital a cidade de Filadélfia, uma das mais antigas de seu território.

*Luana Polon é Mestre em Geografia pela Unioeste, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU)

Referências

MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia. São Paulo: Editora Scipione, 2011.

VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2011.

Veja mais!