Publicado por Débora Silva

“E agora, essa palavra é escrita com ‘s’ ou com ‘c’?” Você já deve ter passado por alguma situação dessas, não é mesmo? A Língua Portuguesa é muito rica e, às vezes, nos questionamos se determinada palavra se escreve “assim” ou “assado”. Uma das palavras que causa muita dúvida nas pessoas é a palavra “ansioso”. Ou seria “ancioso”?

Saber escrever as palavras corretamente é muito importante e, por isto, neste artigo nós explicaremos mais uma dúvida de ortografia.

 Ansioso, com “s”, é o correto

“Ansioso” ou “ancioso”? Apenas uma das grafias está correta: ansioso, com a letra “s”. Este adjetivo pode ser usado para o feminino e masculino para referir-se a uma pessoa que tem ânsia, que está desejosa de alguma coisa, que está inquieta, angustiada, que aguarda determinado acontecimento com ansiedade.

Qual a escrita correta: ansioso ou ancioso? Descubra

Foto: depositphotos

Mas, por que o adjetivo “ansioso” se escreve com “s” e não com “c”? Para responder a este questionamento, precisamos pesquisar um pouco a história desta palavra. A palavra “ansioso” tem origem no latim e vem da palavra anxiosus, que significa inquieto.

Com o passar do tempo, a palavra sofreu a evolução em sua ortografia, com a substituição do “x” pelo “s”.  O mesmo ocorreu com a palavra “ansiedade”: de anxius, foi modificada para ansietas e, posteriormente, chegou à forma como conhecemos atualmente.

O adjetivo que estamos estudando neste artigo é formado por meio de derivação sufixal com o acréscimo do sufixo –oso (= cheio de, provido) ao substantivo “ânsia”.

Alguns sinônimos de ansioso são os seguintes: angustiado, estressado, aflito, impaciente, inquieto e nervoso.

Exemplos:

A chegada das Olimpíadas está me deixando muito ansioso.

Estou ansiosa para viajar durante as férias.

Muitas situações da vida deixam as pessoas muito nervosas e ansiosas.

O candidato estava muito ansioso, por isso não conseguiu fazer um bom teste.

Eu estou ansiosa para conhecer os meus novos colegas de classe.

Eu anseio por mudanças no meu país!

Sentiu ânsia de vômito ao brincar no parque.

Palavras derivadas de ânsia

Lembre-se que a palavra “ânsia” é grafada com a letra “s” e, por isto, todas as palavras dela derivadas também devem ser escritas com “s”, tais como ansiedade, ansioso, ansiolítico, ansiar e outras.

Mas, por que tantas pessoas ainda escrevem “ansioso” com a letra “c”? A troca do “s” pelo “c” costuma ocorrer porque a terminação –ância é muito mais comum na Língua Portuguesa. No entanto, precisamos ficar atentos para não escrevermos as palavras de maneira incorreta.

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas). 

Veja mais!