Publicado por Prof. Luana Polon

Nesse artigo você vai conhecer qual é a capital da Rússia, bem como suas características físicas e demográficas. Confira curiosidades sobre esse lugar. Acompanhe a seguir!

A Federação Russa, mais conhecida como Rússia, é um país transcontinental que ocupa territórios do continente asiático e do continente europeu. Sua porção mais ocidental é europeia, sua porção mais oriental é asiática.

Em relação ao seu tamanho, é o maior país do mundo, com 17.100.000 km². Devido a sua grande extensão territorial, a Rússia tem uma diversidade de formas de relevo (formas da superfície terrestre), com planícies, planaltos e áreas montanhosas.

A Rússia tem fronteiras com o Oceano Ártico ao Norte; o Oceano Pacífico ao Leste; a Finlândia, Estônia, Letônia, Cazaquistão ao Oeste e a Mongólia e China ao Sul.

Qual é a capital da Rússia?

A capital da Federação Russa é Moscou. Dentre os locais da Rússia, Moscou é o mais populoso, concentrando os setores político, econômico, cultural, científico, religioso, financeiro, educacional e também de transportes.

 

Moscou também é conhecida como Moscovo, e além de ser importante para a Rússia, possui também uma enorme importância no continente europeu, onde está seu território.

Moscou é o mais desenvolvido centro industrial russo, e há um destaque especial também para a prestação de serviços ao público. Dentre os países da Europa Oriental, Moscou é a cidade mais desenvolvida.

Veja também: Entenda a formação da União Soviética e seu impacto na história

Pontos turísticos

Moscou tem muitos pontos turísticos importante, e que atraem visitantes do mundo todo, como o Kremlin, a Praça Vermelha, o Mausoléu de Lênin, as apresentações do Teatro do Ballet Bolshoi (famoso no mundo inteiro), bem como galerias de arte, Monastério de Danilov, dentre outros.

Catedral de São Basílio

Imagem da Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha de Moscou (Foto: depositphotos)

Sobre Moscou: população, idioma, religião e clima

Moscou tem uma população de mais de ‎11 milhões de habitantes, sendo que o Cristianismo é a religião predominante na cidade, com destaque para a Igreja Ortodoxa Russa.

O idioma oficial da Rússia, e que é também predominante em Moscou, é a Língua russa. Apesar disso, os fenômenos migratórios ao longo da história ocasionaram a miscigenação (mistura) daqueles povos, fazendo com que haja dialetos e outras línguas faladas.

Moscou recebeu este nome em homenagem ao rio Moscou ou rio Moscovo, sendo que a cidade russa se encontra as margens deste rio. O rio Moscou atravessa as cidades de Mojaisk, Zvenigorod, Jukovsky, Bronnitsy, Voskresensk e Kolomna.

Quanto ao clima de Moscou, sua posição geográfica permite que se desenvolvam invernos rigorosos, verões amenos e primaveras e outonos não muito marcados.

A Rússia apresenta vários pontos de seu território com elevado índice de poluição, e sendo Moscou sua capital e cidade mais populosa, é também afetada por essa poluição.

Além do inadequado depósito de resíduos (lixo), também é comum a presença do smog, que é uma mistura de neblina com fumaça, e que causa problemas respiratórios na população.

Smog em Moscou

O efeito do smog na Praça Vermelha de Moscou (Foto: depositphotos)

Sobre a Rússia

Assim como o relevo apresenta diversificações por conta da extensão do país, também o clima e a vegetação são variados. É importante lembrar que o clima sofre profunda interferência da Latitude na qual um ponto da superfície terrestre está localizado.

Quanto mais perto da região da Linha do Equador, maior a incidência de luz solar, e quanto mais distante, menos incidência de radiação solar. Por isso, as regiões perto dos polos terrestres (Polo Norte e Polo Sul) são mais frias.

Veja também: Os blocos econômicos pelo mundo e suas implicações

Clima

A Rússia é caracterizada pelos climas subpolar na porção extremo Norte, temperado continental na maior parte do território, e também clima de montanha na porção mais central do país. Da mesma forma, a vegetação da Rússia varia em conformidade com o clima e relevo de cada local.

Vegetação

Economia

A economia da Rússia vem apresentando uma expansão desde o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1991. Desde os anos 2000, a Rússia vinha apresentando um contínuo crescimento de sua economia, embora tenha sido também impactada pelo contexto de crise econômica mundial de 2008.

O país faz parte da “APEC” (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), que é um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio, do qual participam países asiáticos, americanos e da também da Oceania.

São destaques na economia russa a mineração, com destaque para a exploração do petróleo, o setor de comércio e serviços, a indústria e a agricultura.

Copa do Mundo na Rússia

Vários eventos internacionais na área do esporte já aconteceram no território da Rússia, como é o caso das Olimpíadas de Verão de 1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016, além de várias outras edições dos jogos de inverno.

No ano de 2018 o mundo voltou seus olhos para a Rússia, especialmente para Moscou, já que o país foi anfitriã dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2018 ou Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2018.

Na ocasião, as paisagens russas, bem como os costumes, a culinária, as roupas e a história do país foram divulgadas pelas mídias. O evento esportivo aconteceu entre os dias 14 de junho e 15 de julho, e vários jogos foram na cidade de Moscou.

A França ganhou a Copa do Mundo de 2018, mas para a Rússia foi a oportunidade do mundo conhecer mais sobre esse país tão interessante.

Veja aqui a música oficial da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Veja também: Como fazer um projeto copa do mundo para educação infantil?

País transcontinental

A Rússia ficou mais conhecida no ano de 2018, quando ocorreu a Copa do Mundo FIFA de 2018 ou o Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2018 naquele país. As paisagens e a cultura chamaram a atenção do mundo todo.

Moscou é a capital da Rússia e é também a cidade mais populosa do país, tem uma economia diversificada, com destaque para a prestação de serviços e comércio.

Moscou é destaque entre as cidades da Europa Oriental, lembrando que a Rússia é um país que fica em dois continentes: europeu e asiático. 

Referências

MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia. São Paulo: Editora Scipione, 2011.

POLON, Luana. Estudo Prático. Bloco Econômico APEC. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/bloco-economico-apec/. Acesso em: 24 de setembro 2018.

POLON, Luana. Estudo Prático. Significado da bandeira da Rússia. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/significado-da-bandeira-da-russia/. Acesso em: 24 de setembro de 2018.

VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2011.

Veja mais!