Publicado por Pollyana Batista

Para que uma cidade funcione como deve, várias funções precisam existir. Na saúde, na educação e na segurança, por exemplo, diversos cargos são essenciais para que os serviços básicos beneficiem à população. A profissão de guarda municipal é uma delas.

A maioria dos municípios possuem uma legislação que regulamenta a guarda municipal. Para ocupar os cargos, os candidatos prestam um concurso público e, depois da aprovação, exercem sua missão. Você sabe qual é a função de um guarda municipal? Conheça.

O que faz um guarda municipal?

De acordo com a Nova Concursos, empresa especialista em preparar pessoas para concursos públicos, o guarda municipal é “um profissional que tem a missão de fazer a vigilância da cidade, seja dos bens, serviços, instalações e pessoas que residem no município”.

O guarda municipal deve zelar pelo bem dos cidadãos e pelos bem públicos

O guarda municipal trabalha em colaboração com as polícias Civil e Militar (Foto: Reprodução | Prefeitura de Imperatriz)

Essa função deve zelar pelo bem dos cidadãos e pelos bem públicos, como escolas, hospitais, praças, monumentos e outros espaços cujo município administra. O guarda municipal trabalha em colaboração com a Polícia Militar e Civil na troca de informações.

Habilidades do guarda municipal

Para ser um guarda municipal, o interessado em exercer esse cargo deve ser cortês, respeitar as normas e ter boas relações com os colegas de trabalho. Um guarda municipal tem que ter noção das leis municipais, estaduais e nacionais e respeitar todos os cidadãos no seu direito de ir e vir.

Veja também: Qual a função de um governador?

A honestidade também é uma marca dos guardas municipais que devem defender o brasão da cidade com coragem e disponibilidade. Ele tem que conhecer bem o território e suas entranhas e trabalhar sempre de forma preventiva.

Guarda municipal controla o trânsito?

Dependendo da legislação do município, o guarda municipal também pode fiscalizar o trânsito da cidade.

Isso permite com que ele puna e multe os motoristas que estiverem estacionados em lugares inapropriados, não respeitarem os sinais de trânsito e faixa de pedestre ou quaisquer outras irregularidades ligadas ao tráfego.

Mas para isso, a legislação municipal precisa prever essa atuação dos guardas municipais. Do contrário, ele exercerá somente a vigilância dos bens municipais.

Veja também: Qual a função de um deputado federal?

Como se tornar um guarda municipal

Para se tornar um guarda municipal, a pessoa deve se inscrever em um concurso público. Para isso, o edital deve prever as exigências básicas para estar apto ao cargo.

Geralmente, a escolaridade exigida é o nível médio ou fundamental e há aquelas prefeituras que determinam testes físicos.

Depois de aprovado, os guardas municipais passam por um treinamento intenso para desempenhar com louvor o seu cargo, alguns deles conduzidos pelos militares. O salário médio é de R$ 1.500.

Como funciona a seleção para guarda municipal?

O concurso público para guarda municipal consiste em algumas etapas. A primeira é a prova objetiva de múltipla escolha que elimina e classifica. A segunda etapa classificatória é a prova de títulos. A terceira é a de capacidade física, que também pode eliminar os candidatos.

Veja também: Qual a função de um senador?

Depois disso, há ainda o exame psicológico, a sindicância social e os exames médicos, todos de caráter eliminatório. Somente depois de todas essas etapas, o concursado pode atuar como guarda municipal.

Veja mais!