Publicado por Robson Merieverton

Para ter sucesso nos estudos, um dos fatores primordiais é seguir uma meta organizacional também no material de estudo. Isso acaba facilitando a forma de montar o cronograma de estudos, além de otimizar qualquer eventual pesquisa ou dúvida que precise ser tirada a partir da consulta do material. Isso vale também para o caderno que você leva para a sala de aula.

Esse tipo de organização também é essencial para otimizar a quantidade de materiais, entre cadernos e livros, que o aluno leva para a escola.

Essa dúvida em relação a forma de divisão do caderno também é bastante comum no início do ano letivo, principalmente quando se passa de uma série para outra. Já em relação a quantidade de matérias que reservar para cada disciplina, nesse texto você vai sanar essa dúvida.

Qual a melhor forma de separar um caderno de matérias?

Foto: depositphotos

A organização do caderno

Inicialmente o que deve ser levado em conta é a quantidade de matérias que você terá na nova grade. A julgar que algumas disciplinas precisam um pouco mais de espaço do que outras, isso também é levado em consideração na hora de pensar na organização. Uma dica muito importante é cogitar a possibilidade de trocar de caderno a cada início de semestre. Isso ajuda na organização.

Mais espaço

Para as matérias que vão exigir que você escreva um pouco mais, costumeiramente, o espaço de folhas reservado para ela deve ser maior. Esse é o caso de disciplinas como Português, História e Geografia. Em alguns casos, dependendo da dinâmica do professor, o uso de apostilas é um pouco mais intenso. Isso faz com que não seja necessário tanto espaço no caderno.

Horário das aulas

Caso você opte por comprar dois cadernos de 10 matérias em vez de um de 20, leve em consideração o horário das aulas para que você leve apenas um caderno por dia. Isso também vai facilitar em você não precisar se cansar tanto carregando material. A ordem que as disciplinas aparecem no seu caderno também vai facilitar o manuseio no dia a dia, sendo assim, não reserve o espaço da primeira matéria para uma disciplina que você só vai ver na sexta.

Faculdade

Nesse período da vida acadêmica, nem sempre é necessário grandes espaços para escrever, já que a maioria das aulas são baseadas em slides ou apostilas. Além do mais, o número de matérias é bem menor que na escola. Geralmente, um caderno com 240 folhas é mais que o suficiente.

A dificuldade em manter o caderno organizado

Dependendo do senso organizacional das pessoas, nem sempre manter o caderno de forma acessível é uma tarefa fácil. Geralmente, algumas pessoas se tocam em relação a organização quando realmente precisam dela. Na hora de esclarecer uma dúvida, nada melhor do que recorrer aquela anotação feita no momento em que o assunto estar fresquinho na sua cabeça. Por isso, leve sempre a organização em consideração.

Veja mais!