Publicado por Natália Petrin

Quem é que vive sem internet nos dias de hoje? Para estudar, comunicar, jogar, entre muitas outras coisas, a internet se tornou uma ferramenta essencial para as pessoas, que a carregam em seus celulares o tempo todo, mantendo comunicação com o mundo digital.

Não é raro acompanharmos em redes sociais alguém insatisfeito com a sua conexão à internet, reclamando sobre os provedores, a velocidade fornecida, entre muitas outras coisas, mas você já parou para pensar qual é o lugar do mundo que tem a internet mais rápida de todas?

Internet mais rápida do mundo

É comum pensarmos em países como Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão ao falarmos sobre internet e agilidade. Mas a realidade é que o lugar do mundo que tem a internet média mais rápida, é Hong Kong que, politicamente, é uma ilha pertencente à China. A velocidade média da internet é de 54,1 megabits por segundo.

Qual país tem a internet mais rápida do mundo?

Foto: Pixabay

Ao contrário do que normalmente pensamos quando estamos refletindo sobre o assunto, os Estados Unidos não apenas não estão em primeiro lugar, como estão em uma colocação negativamente impressionante: 14° lugar. A lista, divulgada no ano de 2014, é completada da seguinte maneira:

Hong Kong, com 54,1 megabits por segundo
Coreia do Sul, 53,6 mbps
Japão, 52 mbps
Singapura, 50,1 mbps
Israel, 47,7 mbps
Romênia, 45,4  mbps
Letônia, 43,1 mbps
Taiwan, 42,7 mbps
Holanda, 39,6 mbps
10° Bélgica, 38,5 mbps

Os resultados, quando comparados à pesquisa feita anteriormente, são bastante positivos, tendo um aumento médio global de 13%.

Segundo o estudo, o que deixa as velocidades ainda mais surpreendentes, o Brasil está em 84ª colocação, mas quando comparado à última pesquisa, temos uma visão positiva: o aumento brasileiro foi de 19%. Isso comparado ao aumento médio mundial representa um avanço significativo. O valor, no entanto, parece uma piada: 2,7 mbps. É claro, no entanto, que se trata de uma média, já que existem internets mais velozes no Brasil – assim como nos países listados acima.

Japão

No Japão, não falando apenas em médias, mas da tecnologia e da velocidade oferecida, a velocidade oferecida em 2013 pelo provedor So-Net foi de 2Gbps! Isso acontece porque o país é pequeno, o que permite que a tecnologia de fibra óptica, por exemplo, seja espalhada por todo o território rapidamente, além de que o país é bem mais rico.

Há um grande apoio por parte do governo japonês em conexões de fibra para residências e, por isso, entre outras coisas, o país está entre os líderes do mundo em questão de tecnologia.

Veja mais!