Publicado por Prof. Luana Polon

Você sabe quantas estrelas têm na bandeira do Brasil? Descubra nesse artigo essa resposta e mais curiosidades sobre essa composição nacional. Boa leitura!

Você certamente já olhou para a bandeira brasileira e ficou imaginando como foram projetadas no desenho as localizações daquelas estrelas, ou talvez o que estas estrelas signifiquem.

A bandeira do Brasil possui uma composição formada por cores, símbolos e uma frase, e todos os brasileiros conhecem bem este elemento identitário nacional. O que talvez muitas pessoas não saibam são os significados de todos estes elementos, bem como a história da elaboração deste símbolo nacional.

Para conhecer mais sobre a bandeira do Brasil, principalmente sobre as estrelas da bandeira, continue a leitura deste artigo! 

Significado das estrelas da bandeira do Brasil

Segundo pesquisadores da UFMG, a disposição das estrelas no céu, no início das noites de junho, é a mesma representada na bandeira brasileira. Isso significa que os desenhistas fizeram uma representação do céu brasileiro para estampar a bandeira do país.

Com maior precisão, a imagem representada é o céu na cidade do Rio de Janeiro às 8:30h do dia 15 de novembro de 1889, quando a imagem foi feita. No total da bandeira, são 27 estrelas de 8 constelações representando os atuais 26 estados e o distrito federal brasileiros, ou seja, as 27 unidades federativas brasileiras.

Bandeira do Brasil

As estrelas que compõem a bandeira do Brasil fazem menção aos estados (Foto: depositphotos)

Uma curiosidade sobre essa representação das estrelas é que o observador precisa compreender que a imagem na bandeira está invertida, isso porque a lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971, que fala sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais, aponta que as estrelas na bandeira do Brasil devem ser consideradas como vistas por um observador “situado fora da esfera celeste”.

Ou seja, como se do espaço ele observasse o território brasileiro e visse a disposição das estrelas. Portanto, quem for observar desde o Brasil, vai perceber que há uma inversão neste sentido.

Veja também: Quantos estados tem o Brasil? Veja a resposta!

Quanto a escolha das estrelas para representar cada um dos estados brasileiros, observa-se que esta segue uma lógica espacial. De forma que os estados mais centrais no território, são também representados pelas estrelas mais centralizadas na imagem.

A faixa branca onde está escrito “Ordem e Progresso” também tem uma interpretação contraditória. Algumas pessoas acreditam que a única função dela seja a apresentação do lema positivista, outras acreditam que ela represente a Linha do Equador que corta o território brasileiro em sua porção Norte.

Das estrelas, os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo estão representados pela constelação do Cruzeiro do Sul. Enquanto isso, a cidade de Brasília, atual capital do Brasil, é representada na ocasião pela estrela sigma do Octante, também conhecida como Polar do Sul.

O que significa a estrela sozinha na bandeira do Brasil

Muitas pessoas acreditavam que a estrela sozinha na bandeira brasileira representava o Distrito Federal, já que são 26 estados e o Distrito Federal. No entanto, esta estrela representa na realidade o estado mais Setentrional, ou mais ao Norte, que existia no território brasileiro na época, que era o estado do Pará.

Lembrando que depois da elaboração da bandeira, o território brasileiro passou por modificações, quando novos estados surgiram. Neste sentido, a faixa branca poderia ser efetivamente considerada com a Linha do Equador, a qual divide o território em hemisfério Norte e hemisfério Sul.

Como Amapá e Roraima tornaram-se estados somente em 1988, a representação traria o Pará como ponto mais ao Norte, representado acima da Linha do Equador.

A bandeira do Brasil é formada a partir de um retângulo verde horizontal, sobre o qual está disposto um losango também horizontal em cor amarela. Acima do losango, de forma centralizada, está um círculo azul.

Sobre o círculo existe uma faixa branca com o lema positivista “Ordem e Progresso”. Todos estes elementos são bem conhecidos da população brasileira, mas nem todos sabem que existem duas hipóteses de explicação para as cores da bandeira.

Veja também: Quais as capitais dos estados do Brasil?

Cores

Comumente ouve-se dizer que o verde representa as matas, o amarelo as riquezas e o azul o céu do território brasileiro. No entanto, a literatura mostra que as cores têm relação com a história imperial brasileira.

Segundo a interpretação história, o verde seria uma menção a Sereníssima Casa de Bragança, a qual é uma família nobre portuguesa. Já o amarelo a Casa de Habsburgo, ou Casa da Áustria, da família de Dona Leopoldina, a qual foi arquiduquesa da Áustria e a imperatriz do Brasil.

Enquanto isso, o azul representaria a esfera armilar, um instrumento da astronomia que era usado em navegações e que consta de um modelo reduzido do cosmos.

Já o branco, seria uma menção a paz e o escrito “Ordem e Progresso” representaria o ideal positivista da época, o qual está pautado na corrente filosófica popular na época da criação da bandeira, que é o Positivismo de Augusto Comte.

História

Estas duas interpretações sobre as cores da bandeira brasileira são comumente encontradas em livros e publicações. A bandeira atual do Brasil é a bandeira da república brasileira, e foi instituída no contexto da Proclamação da República no ano de 1889.

Os criadores do modelo da bandeira brasileira foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e ainda Décio Villares. Eram filósofos, pesquisadores, influentes na sociedade da época, e imprimiram suas ideias no símbolo nacional, especialmente a partir das ideias positivistas. A bandeira nacional sofreu pequenas modificações ao longo do tempo, com a incorporação de novas estrelas.

Lembrando que antes da bandeira atual, o Brasil teve várias outras bandeiras (13 segundo a literatura), desde as bandeiras portuguesas e espanhola na época da disputa pelos territórios brasileiros, as bandeiras monárquicas, imperiais, até a bandeira atual.

*Luana Polon é Mestre em Geografia pela Unioeste, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU)

Referências

LAS CASAS, Renato. Observatório Astronômico Frei Rosário. UFMG. As estrelas da bandeira brasileira. Disponível em: http://www.observatorio.ufmg.br/pas12.htm. Acesso em 18 nov. 2018.

POLON, Luana. Estudo Prático. Significado da bandeira do Brasil. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/significado-da-bandeira-do-brasil/. Acesso em 16 nov. 2018.           

SAIBA quais estrelas fazem parte da bandeira do Brasil. Apolo 11. Disponível em: https://www.apolo11.com/bandeira_do_brasil.php. Acesso em 18 nov. 2018.

Veja mais!