Publicado por Katharyne Bezerra

Existe uma curiosidade que faz parte da vida de todo dono de cachorro: “Até quantos anos o meu cão vai viver?”. Isso ocorre, porque sabemos que esses animais vivem bem menos que os humanos e quando nos apegamos a eles, fica ainda mais difícil dar adeus. Essa preocupação por parte dos tutores aumenta ainda mais quando o cão vai envelhecendo.

Não há uma idade geral para todos os cães, cada raça e até os vira-latas têm suas diferenciações. Isso sem considerar que existem vários fatores que podem prolongar ou encurtar a vida do cachorro. E o dono, se ficar atento ao comportamento do amigo de quatro patas, pode ajudar a aumentar a expectativa de vida do peludo.

Quais fatores determinam o tempo de vida do cão?

Precisamos entender que os cães são diferentes, mesmo que eles sejam da mesma raça. Isso porque não é apenas o organismo do peludo que define a quantidade dos anos que ele vai viver, fatores externos também influenciam esse período, como a alimentação, os cuidados que os donos oferecem ao cão, o estilo de vida e possíveis doenças.

Quantos anos vive um cachorro?

Foto: Pixabay

Uma observação que podemos fazer de forma geral, é o fato de que cães de grande porte vivem menos que os cães menores. Isto é, um cão de raça tamanho gigante como o dogue alemão vive em média de seis a oito anos, já um poodle pequeno vive em torno de 13 a 15 anos. Isso é uma regra geral nos animais, já percebeu que gatos, geralmente, vivem mais que alguns cães? Isso também se dá pelo fato dos felinos serem menores que os caninos. Mas, apesar de viver menos, os cães grandes demoram mais tempo para amadurecer, se comparados aos cães pequenos.

Outro fator que influencia no tempo de vida dos peludos caninos é a falta de conhecimento dos donos. Cães podem morrer por doenças metabólicas, diabetes, câncer, e muitas dessas vezes o tutor nem sabe a motivação da morte. Muitas vezes os cães vivem apenas dois terços do que poderiam viver, isto é, se um cão poderia chegar aos 15 anos, por negligência do dono ele só vive 10.

Por essa razão, se você deseja que o seu amigo de quatro patas viva por muito tempo é preciso tomar alguns cuidados. Com uma alimentação saudável e balanceada, para que ele não fique obeso; cuidados veterinários sempre que necessário; além da castração, que também é uma forma de manter o seu cão livre de diversas doenças.

Como calcular a idade do cão?

Se você deseja calcular a idade do cão, para saber quantos anos ele teria se fosse humano é só utilizar esses multiplicadores:

Para os dois primeiros anos de vida
Cachorros pequenos: multiplicar cada ano por 12,5
Cachorros médios: multiplicar cada ano por 10,5
Cachorros grandes: multiplicar cada ano por 9

A partir do terceiro ano de vida, acrescentar mais essa multiplicação:
Cachorros pequenos (multiplicar cada ano por): Lhasa Apso 4,49 / Shih Tzu 4,78 / Chihuahua 4,87 / Beagle 5,20 / Cocker Spaniel 5,55 / Pug 5,95 / Buldogue Francês 7,65
Cachorros médios (multiplicar cada ano por): Labrador Retriever 5,74 / Golden Retriever 5,74, Staffordshire Bull Terrier 5,33
Cachorros grandes (multiplicar cada ano por): Pastor Alemão 7,84 / Boxer 8,90

Veja mais!