Por Prof. Larissa Dutra em 17/05/2014 (atualização: 01/07/2020)

Che Guevara foi um dos maiores líderes revolucionários do mundo. Ficou conhecido pela conquista de territórios e o estabelecimento da doutrina comunista na América Latina que passava por um período político de ditaduras militares.

A sua maior conquista foi a ilha de Cuba junto com outro líder revolucionário, Fidel Castro, tirada das mãos do general Fulgencio Batista.

Biografia de Che Guevara

Embora conheçamos Che Guevara, o nome desse líder revolucionário era Ernesto Rafael de La Serna.

Che Guevara

Che Guevara foi um dos principais nomes da Revolução Cubana (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Sua nacionalidade também é pouco conhecida, uma vez que a sua maior conquista foi Cuba, muitas pessoas acreditam que ele seja cubano, mas Che Guevara, ou Ernesto, nasceu em uma pequena cidade chamada Rosário, na Argentina, em 14 de junho de 1928.

Seus pais eram de família aristocrata, sua mãe Celia de La Serna e Llosa, e seu pai Ernesto Guevara y Lynch, professor de direito e congressista renomado.

Che Guevara foi uma criança muito frágil e com doenças respiratórias, o que o deixava quase sempre em casa apenas com a companhia dos livros do pai.

Na fase adulta, escolheu o curso de medicina e foi para a capital argentina estudar na Universidade de Buenos Aires.

Tendo completado apenas três anos do curso de medicina, Che foi para a sua primeira aventura pela América Latina. Em cima de uma bicicleta motorizada, percorreu durante seis meses toda a costa sul-americana, passando pelo mar do Caribe. Foi nessa aventura que escreveu o seu primeiro ensaio, chamado Angustia.

Che Guevara consegue terminar o quarto ano de medicina sendo enfermeiro de navios petrolíferos.

Em 1952, Che e o amigo Alberto Granado passam seis meses viajando a maior parte do tempo de moto pela América Latina. O que encontram pelo caminho faz com que solidifique os seus ideais socialistas, que mais tarde impulsionará a Revolução Cubana.

Em 1953, aos 25 anos, ele termina a faculdade de medicina na Universidade de Buenos Aires. E resolve ir para Guatemala, onde encontra Jacobo Arbenz, líder socialista que realizava um programa de reformas sociais para o país.

No ano seguinte, assim como em vários outros países, a Guatemala sofre um golpe militar e entra em ditadura, e os revolucionários como Che são retirados do país.

Ele segue para o México com todos os ideais aprendidos com Jacobo e conhece os irmãos Raul e Fidel Castro.

Revolução Cubana

Cuba é uma ilha no mar do Caribe ao lado da América do Norte, mais precisamente de Miami, nos Estados unidos.

Quando a América Latina teve a onda de ditaduras militares, Cuba não ficou de fora e, com a ajuda dos Estados Unidos, foi tomada pelo ditador Fulgencio Batista. Entra as suas medidas para o país estava exilar e prender aqueles que não concordavam com o seu governo.

Nessas condições os irmãos Fidel e Raul Castro, lideres socialistas em Cuba, foram exilados e estavam no México quando Che Guevara saiu da Guatemala.

Lá Che aprendeu com Fidel as técnicas de guerrilha armada e se organizaram para reaver Cuba do General Batista.

Em 1956, foram para a primeira tentativa de tomar o poder, mas não aguentaram e tiveram que se esconder numa localidade chamada Serra Maestra, até obterem mais força.

Os ataques não tiveram fim de nenhum dos lados, mas o lado de Che estava vencendo os conflitos, e a ocupação de Havana, capital de Cuba, aconteceu em janeiro de 1959.

O militar Fulgencio Batista então fugiu de Cuba, deixando a ilha nas mãos dos vencedores. Che Guevara e os irmãos Raul e Fidel Castro foram recebidos pela população em um grande cortejo.

O sistema político do país com o ditador Batista era o capitalista, quando a revolução aconteceu o socialismo foi implantado. Che Guevara, no entanto, não quis ficar para governar e foi auxiliar outros locais que estavam em ditadura. A presidência de Cuba ficou com Fidel Castro.

A morte de Che Guevara

Che Guevara deixou Fidel Castro na liderança de Cuba para poder ir para outros países na mesma intenção de guerrilha. Em 1967, a Bolívia passava por uma situação parecida com a de Cuba e grupos revolucionários se organizavam lá.

Che foi em auxilio desses grupos para tentar derrubar a ditadura boliviana e colocar em pratica o socialismo. No entanto, assim como as outras ditaduras, a da Bolívia também tinha o apoio dos Estados Unidos, que conseguiu acabar com a guerrilha.

Che Guevara foi capturado em uma emboscada na floresta no dia 8 de outubro. Um dia após, em 9 de outubro de 1967, foi executado pelo exército boliviano sob o comando do coronel Zentero Airaya, na cidade de La Higuera.

Seus restos mortais só foram encontrados 30 anos depois.

DICA!

O filme Diários de Motocicleta (2004), com direção de Walter Salles, é baseado no diário escrito por Che durante a aventura realizada com Alberto Granado por países da América Latina.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • Che Guevara foi um líder revolucionário da América Latina.
  • O nome verdadeira de Che é Ernesto Rafael de La Serna.
  • Ele nasceu em 1928 em Rosário, na Argentina.
  • Junto a Fidel Castro, liderou a Revolução Cubana.
  • A investida conseguiu tirar a ilha de Cuba das mãos da ditadura militar.
  • Fidel Castro se tornou presidente de Cuba e Che foi para a Bolívia.
  • Che Guevara foi executado pelo exército boliviano.

Exercícios resolvidos

1) O que motivou a Revolução Cubana?
R: A ditadura militar implantada por Fulgêncio Batista, em Cuba.
2) Qual foi a participação de Fidel Castro na vida de Che Guevara e na Revolução Cubana?
R: Fidel Castro era um líder socialista que tinha acabado de ser exilado no México depois da tomada de poder dos militares em Cuba, foi ai que conheceu Che Guevara e com ele liderou a Revolução Cubana, virando presidente.
3) Qual era a formação de Che Guevara?
R: Che Guevara se formou em medicina antes de entrar para guerrilha.
4) Qual é a origem de Che Guevara?
R: Filho de família aristocrata, Che Guevara nasceu em Rosário, interior argentino.
5) Como foi a captura de Che Guevara?
R: Os militares bolivianos, com o apoio dos estadunidenses, montaram uma emboscada para os guerrilheiros no meio da floresta, onde conseguiram capturar Che Guevara.

*Larissa Dutra é historiadora e professora, com formação pela UNESA do Rio de Janeiro.

Referências

» BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. De Martí a Fidel. A Revolução Cubana e a América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

» FERNANDES, Florestan. Da guerrilha ao socialismo: a Revolução cubana. São Paulo: Queirós, 1979.