Por Tailane Paulino em 06/11/2018

Poucas pessoas sabem quem foi Henry Ford. Por isso, o Estudo Kids preparou esse artigo repleto de informações a respeito do homem que foi empresário e inventor ao mesmo tempo.

Estadunidense responsável por revolucionar toda a indústria automobilística da sua época, Henry conseguiu influenciar os modelos de administração de negócios até os dias de hoje.

Também foi criador da Ford Motor Company, primeira fábrica automobilística que trabalhou com produção em larga escala. A partir disso, surgiu o fordismo, um modelo de produção baseado nas ideias do inventor.

Neste artigo você vai descobrir tudo sobre este homem. Saber qual a sua biografia, suas ideias e teorias para administração. Além disso, você pode conferir a importância das invenções de Ford para os modelos atuais de indústrias.

Quem foi Henry Ford?

Henry Ford foi um inventor e empresário, nascido no estado do Michigan, nos Estados Unidos. Ele fundou em 16 de junho de 1903 a Ford Motor Company, que se tornou a primeira empresa a incorporar a produção em larga escala.

Foto de Henry Ford preta e branca

Ford ficou conhecido como um visionário que transformou os métodos de produção (Foto: Wikipédia)

Isso revolucionou a indústria automobilística, que até então era totalmente manual e artesanal. Fazendo com que os produtos fossem mais caros, pois possuíam um tempo e gasto de produção maior.

No modelo adotado por Ford, que passou a ser chamado de fordismo, foi preciso um grande investimento em máquinas e instalações industriais. No entanto, a produção semi-automatizada garantia o barateamento dos custos de produção.

Sendo assim, houve um período de democratização de certos bens de consumo. Isso porque, como eram mais baratos, os veículos não ficaram restritos aos mais ricos.

Por causa desse modelo de produção o nome do empresário ficou conhecido em todo mundo. Ao mesmo tempo, esse modelo passou a ser usado em diversos outros setores da indústria.

Como administrador, Henry Ford era considerado um visionário para a época. Em 1914, ele aumentou o salário de todos os funcionários para quase o dobro do que era oferecido em outras indústrias.

A ideia era diminuir a rotatividade, ao mesmo tempo em que aumentava e melhorava a cadeia de produção. Assim os funcionários se sentiam mais motivados pelo alto valor que era pago por Ford.

Outros pontos adotados por ele eram a especialização e a rapidez da produção. Ou seja, cada funcionário devia se especializar e ficar responsável por uma parte da produção. Com isso, o trabalho realizado era focado e havia um aumento da qualidade.

Esse modelo perdurou até a década de 1970, quando começou a ser substituído por outros que visavam uma produção mais enxuta. Sendo assim, era investido mais em tecnologia e na diminuição do desperdício.

Veja também: Industrialização

Biografia do empresário e inventor

Ford nasceu no dia 30 de julho de 1863, na fazenda da família, no estado do Michigan, nos Estados Unidos. Desde criança ele demonstrou um grande interesse por mecânica e tinha o hábito de desmontar pequenas coisas.

Aos 13 anos de idade, ganhou um relógio do pai, logo desmontou e remontou. Por isso, ficou conhecido na região e passou a fazer pequenos consertos em máquinas de vizinhos.

Ele também era o responsável pela manutenção das máquinas agrícolas da fazenda da família. Com 15 anos a sua mãe morreu e ele se negou a assumir o controle das terras. Por isso, no ano seguinte ele se mudou para a cidade de Detroit.

Foi nessa cidade que o jovem conseguiu um emprego como aprendiz de operador de máquinas e aprendeu muito sobre construção e montagem. Em 1888, ele se casou com Ala Bryant e precisou voltar a trabalhar na fazenda para assumir a família.

No entanto, em 1891 ele foi convidado para ser engenheiro na Edison Illuminating. Dois anos depois ele seria promovido a engenheiro-chefe devido suas habilidades.

Mesmo com o sucesso, Ford passou apenas 6 anos na empresa. Após sair ele tentou fundar uma indústria automobilística, porém não deu certo por conta de divergências entre os envolvidos.

Pouco tempo depois ele criou o seu primeiro carro, com um motor de ingestão, o qual vendeu por 200 dólares. Com o dinheiro ganho, ele criou um outro modelo, dessa vez de corrida.

O segundo veículo foi um sucesso em uma feira para inventores e quebrou recordes de velocidade. Foi assim que ele ganhou popularidade em todo o mundo e em 1903 fundou a Ford Motor Company.

Carreira e morte

A Ford Motor representou uma mudança nos processos de produção que eram utilizados na época. Até lá toda a produção era manufaturada e feita em pequena escala.

Ford revolucionou a indústria ao semi-automatizar tudo, garantindo assim, uma produção em massa a um custo mais baixo. De acordo com documentos da época, no auge da indústria, um carro era produzido à cada 15 segundos. Isso representou um grande crescimento da economia.

Imagem da placa Ford, empresa de Henry

Ford Motor Company foi a primeira empresa fundada por Henry (Foto: depositphotos)

Henry Ford ficou conhecido não apenas pelo seu modelo de produção, mas também pela filantropia e suas ideias antissemitas. Por exemplo, ele implantou um sistema de participação nos lucros da empresa, porém apenas funcionários que mantinham a vida de forma respeitosa tinham direito de participarem.

Com isso, ele investigava a vida pessoal de todos para garantir que nenhum funcionário apresentasse vícios, principalmente em jogos e bebidas.

Ele também investiu muito dinheiro em projetos que financiavam pesquisas em educação e desenvolvimento. Também comprou um jornal, no qual divulgava suas ideias antissemitas, uma política contrária aos judeus.

Henry Ford foi um grande inventor, tendo registrado 161 patentes, apenas nos Estados Unidos. Ele morreu em abril de 1947, por causa de uma hemorragia cerebral. Na época ele tinha 83 anos e estava vivendo na antiga fazenda da família.

Curiosidades sobre Henry Ford

O primeiro motor construído por Ford foi testado na pia da sua casa, com a ajuda da esposa. Algum tempo depois ele construiu o seu primeiro veículo, que era um quadriciclo sem volante e que pesava 220 quilos.

Este veículo podia atingir até 32 quilômetros por hora e foi testado durante a madrugada pelas ruas de Detroit, local em que Ford morava com a sua família na época.

Henry Ford era conhecido por detestar ostentação. Entre os amigos, era conhecido por ser um homem simples, que gostava de acampar e cuidar do jardim. Ele também repudiava bebidas alcoólicas, cigarros e jogos. Chegando a chamar esses vícios de uma forma de escravidão.

Ele era bastante supersticioso, por isso recusou um investidor pois ele ia representar o 13º e Ford temia que desse azar. A partir de 1914, todos os carros da empresa passaram a ser pretos porque a tinta secava mais rápido.

A linha de produção criada por ele foi pensada após uma visita a um matadouro. De acordo com documentos, Ford teria visto a linha de corte e teve a ideia de criar uma fábrica com o processo inverso. A qual foi batizada de linha de montagem.

A Ford Motor é proprietária de outras cinco companhias, incluindo a Volvo e a Troller. Outra curiosidade é que mesmo sendo cristão e pacifista, ele tinha ideias antissemitas.

Chegou inclusive a publicar o livro, “O judeu internacional”, que espalhou as ideias contra os judeus por todo o mundo. Fora este, Henry Ford publicou mais três livros que foram chamados de “Minha vida e obra”, “Hoje e amanhã” e “Filosofia de trabalho”.

Veja também: 25 de maio e o Dia da Indústria

Quais as ideias dele para a administração de empresas?

As teorias que foram propostas por Ford no início do século passado são contestadas pelos especialistas atuais. Isso porque elas são acusadas de incentivar apenas a produção em larga escala.

No entanto, existem alguns pontos do modelo criado pelo empresário que são usados até hoje. Um deles é que, Henry Ford foi o primeiro empresário que começou a levar em conta o bem-estar dos funcionários.

Isso aconteceu após ele perceber que havia uma grande rotatividade entre as empresas, o que prejudicava a produção. Para isso ele diminuiu a carga horária, na época era de cerca de 12 horas, para 8 horas diárias. Ao mesmo tempo, ele dobrou os salários que eram pagos por hora aos funcionários.

Outro ponto do fordismo que melhorou a administração das empresas foi a análise dos talentos e habilidades de cada funcionário.

Por fim, o ponto que causa mais divergência entre os especialistas em administração: a padronização dos produtos. Isso fez com que o processo de produção fosse simplificado e agilizado. Sendo assim, criou produções em larga escala, que são utilizadas até os dias de hoje.

O que é o fordismo?

O fordismo é um modelo de produção baseado na criação em massa de produtos. Então, esses produtos possuem um caráter padronizado. Por isso, apresentam um custo menor que os outros modelos utilizados na época.

Henry sorrindo para foto

Modelo de produção criado por Henry foi chamado de fordismo (Foto: VikipédijA)

O nome fordismo surgiu derivado do nome de Henry Ford, que foi o primeiro a empregar o modelo em suas fábricas.

Em pouco tempo, o modelo passou a ser adotado em todo o mundo. Se tornando o principal modelo de produção mundial entre as décadas de 1910 e meados de 1980. Sendo inclusive, um dos principais responsáveis pela revolução industrial.

Principalmente porque mudou o modelo de produção manual para o semiautomático. Dessa forma, usava máquinas para agilizar o trabalho dos funcionários. Com isso houve um enorme crescimento econômico, baseado na produção e consumo desses produtos.

Outra característica principal do fordismo é que ele adotou a verticalização da produção. Ou seja, controlava todos os pontos da produção dos veículos. Desde a obtenção da matéria-prima, até a montagem e distribuição dos automóveis.

A partir destas ideias principais, Ford instituiu três princípios básicos para a doutrina que criou: intensificação, economia e produtividade.

O primeiro deles buscava dinamização e melhora do uso do tempo utilizado para a produção. Isso permitia que os produtos ficassem prontos mais rápido e portanto custassem menos.

Já o segundo princípio visava a avaliação da quantidade de produção para que os produtos não permanecem presos nos estoques. Para isso era feita uma análise de mercado, procurado saber sobre o poder de compra do consumidor e o fator de escoamento da produção.

Por último, a produtividade. Neste ponto, ele buscava o máximo da mão de obra do trabalhador. Por isso, aumentou os salários e diminuiu as cargas horárias.

Principais características

Explicado o que é conceito de fordismo é preciso saber que existem algumas características que marcaram este modelo de produção. Entre as principais se destaca a redução de custos de produção.

Essa foi a base do fordismo, uma vez que o lucro vinha da quantidade de produtos vendidos. Por isso, eles precisavam ficar prontos rápido e custar barato. Contudo, para chegar nesse resultado foi necessário um investimento pesado em máquinas e fábricas.

Outra característica foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Isso se deu pelo fato de escolher os melhores funcionários, garantindo a agilidade dos processos.

Um outro ponto foi a contratação de funcionários com poucas qualificações. Estes empregados constituíam boa parte da mão de obra disponível no mercado e podiam ser treinados para qualquer serviço.

Veja também: A indústria e seus aspectos

Frases famosas de Henry Ford

“Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele.”

“Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se.”

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.”

“Um idealista é alguém que ajuda outro a ter lucro.”

“Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes.”

“Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta.”

Agora, quando alguém lhe perguntar “quem foi Henry Ford?”, você já vai saber a resposta. Trata-se de um visionário que mudou de forma drástica a produção mundial de bens de consumo. Por isso, suas ideias são utilizadas até hoje na administração de empresas.