Matemática

Raiz quadrada

A raiz quadrada é uma operação matemática, assim como a multiplicação, divisão, soma e adição. Na raiz quadrada nós temos que descobrir qual é o número que elevado ao quadrado dará o resultado que está dentro da raiz. Ou seja, precisamos encontrar o número que, multiplicado por ele mesmo, dê o resultado esperado.

Raiz quadrada [1]

Foto: Reprodução

Radical vazio

Sempre que uma raiz aparecer como no segundo exemplo, sem um número no radical (na parte de cima), significa que existe um dois ali, porém, não houve a necessidade de deixar isso claro. Não há possibilidade de o radical estar em brando e ser uma raiz cúbica, por exemplo. Sempre será uma raiz quadrada.

Quadrados perfeitos

Nem todo número possui uma raiz quadrada, pois, como uma raiz quadrada é a multiplicação de um número por ele mesmo, é impossível para alguns algarismos possuir uma raiz quadrada.

A raiz quadrada de 4, por exemplo, é 2, pois 2 x 2 = 4. E qual é a raiz de 5? 3 x 3 = 9. Não existe nenhum número que multiplicado por ele mesmo dê 5 no resultado. Por causa disso, 4 e 6 são chamados de quadrados perfeitos, mas 5 não. Veja a seguir uma lista com alguns quadrados perfeitos:

Quadrados perfeitos são infinitos

Da mesma forma que os números são infinitos, os quadrados perfeitos também são, pois eles são o resultado da multiplicação de qualquer número por ele mesmo. Pense em um número bem grande, por exemplo, 1495, ele multiplicado por ele mesmo dá 2235025. Portanto, podemos concluir que a quantidade de quadrados perfeitos é infinita.

Como calcular uma raiz quadrada?

Quando a raiz quadrada é de um número muito grande, como o 2235025 que citamos acima, fica muito complicado saber qual é a raiz quadrada. Então, uma maneira fácil de calcular para descobrir a raiz é fazendo a decomposição em fatores primos. Inicialmente pode ser complicado, mas depois que você treina bastante vai ver que na verdade é super simples e até mesmo divertido.