Publicado por Lia Vieira

Os recursos naturais incluem tudo o que ajuda a manter a vida, como é o caso do solo, da radiação solar, da água, do ar, dos combustíveis, dos minerais, dos animais e das plantas.

Estes elementos da natureza são úteis para os seres humanos no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral, além disso, boa parte dessas matérias-primas são transformadas em outros produtos, que são as mercadorias produzidas, quase sempre pelas indústrias.

Atualmente em nosso planeta é necessário que haja um equilíbrio entre as necessidades dos seres humanos e a preservação do meio ambiente, no entanto é um grande desafio tornar este equilíbrio uma realidade constante, em função da destruição causada pelo homem.

Recursos da natureza e seus usos

Foto: Reprodução

Classificação dos recursos naturais

Os recursos podem ser classificados como renováveis e não renováveis. Tudo depende do tempo necessário para que se dê a sua reposição.

– Recursos não renováveis: são substâncias que não podem ser recuperadas em um determinado curto prazo de tempo. Como por exemplo, o petróleo, e minérios como o carvão e o ouro;
– Recursos renováveis: são aqueles recursos que podem ser recuperados, com ou sem a interferência humana, Como por exemplo, florestas, luz solar, vento e a água.

Dentro da classificação dos recursos naturais, também encontramos:

– Recursos energéticos: possuem a capacidade de produzir energia. Como por exemplo, carvão e o petróleo;
– Recursos não energéticos: recursos que não têm a capacidade de produzir energia, com exceção do volfrâmio, urânio e do plutônio.

Recursos naturais são inesgotáveis?

Não. Porém, é necessário realizar uma gestão desses recursos, utilizando-se deles sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações. Sendo assim podemos perceber que as sociedades devem buscar a conservação dos recursos naturais, dando preferência para a exploração daqueles que sejam renováveis. Desta forma é possível garantir que estes produtos estejam sempre disponíveis para a sua utilização. Garantir que estes recursos da natureza estejam disponíveis para as próximas gerações é chamado de desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento sustentável

Atualmente nos moldes de desenvolvimento sustentável que as nações propõem, torna-se impraticável a conservação da biodiversidade, devido à insuficiência de investimento e a sobreposição do econômico ao ambiental.

Profissionais que tratam deste assunto

Este tema é muito estudado em disciplinas de alguns cursos como é o caso de Engenharia ambiental, Tecnólogo em gestão ambiental, Engenharia sanitária, Engenharia Hidráulica e Geografia. Dentro destes cursos são debatidos temas e estudado soluções para a melhoria do saneamento básico e recursos hídricos.

Veja mais!