Publicado por Priscila Melo

Sabemos que o homem sempre contou com os recursos que a Terra oferecia, como o alimento, a água e o abrigo, que são completamente essenciais para a sobrevivência. Mas o que são exatamente esses recursos naturais? Você sabia que eles podem ser renováveis e não-renováveis? Conheça um pouco mais sobre esse assunto agora.

Definição

Dizemos que são recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que podemos encontrar e retirar da natureza, eles fazem parte da formação dos lugares sem a intervenção do homem e é através desses recursos que se torna possível a vida na Terra. Entre os principais recursos naturais que existem temos: o ar, o solo, a luz e o calor do sol, a água, as florestas, os animais e muitos outros. É possível dividir os recursos naturais em dois grupos diferentes: o dos recursos naturais renováveis e o dos recursos naturais não-renováveis.

Recursos naturais

Foto: Reprodução

Recursos renováveis

Os recursos renováveis são aqueles recursos que possuem a capacidade de se renovar ou se regenerar após serem utilizados pelo homem nas atividades. Entre os recursos que possuem essas caraterísticas temos: as florestas, o solo, a luz do sol, a água e outros mais. Se forem utilizados com moderação, é bem provável que esses recursos não se esgotem.

Recursos não-renováveis

Já os recursos não-renováveis abrangem todos os outros elementos que não podem se renovar ou se regenerar. Entre os recursos naturais que possuem essas características temos: o ferro, o ouro, o petróleo, o alumínio, o níquel e muito outros mais. Isso significa que quando usamos ou extraímos esses recursos, as suas reservas vão diminuindo e de acordo com o consumo desse recurso pode ocorrer a extinção dele, por isso é preciso poupá-los para o futuro.

Os principais recursos naturais

Veja agora quais são os principais recursos naturais e a importância deles para a vida na Terra.

  • O Sol – é através dele que recebemos a luz e o calor, os raios solares quando atingem a Terra além de iluminarem nosso planeta ainda fornecem o calor a todos os seres vivos e não vivos. Sem o calor do Sol a Terra seria muito fria, fazendo com que a vida na Terra fosse quase impossível.
  • A água – este é um recurso natural que também é muito importante para todos os seres. Nosso planeta possui uma grande quantidade de água em sua superfície, porém, infelizmente, a maior parte dessa água não serve para o consumo, pois é salgada.
  • O ar – é um recurso natural completamente essencial para a vida, é composto por diferentes gases, como o gás oxigênio que respiramos.
  • O solo – é através do solo que podemos cultivar alimentos e outras coisas necessárias para a nossa sobrevivência. É no solo que construímos nossas casas e muitas outras coisas.

Veja mais!