Publicado por Priscila Melo

O Nordeste, das cinco regiões existentes no Brasil, é a que compõe o maior número de estados, sendo 9 no total: Alagoas; Bahia; Ceará; Maranhão; Paraíba; Piauí; Pernambuco; Rio Grande do Norte e Sergipe. Com uma área de 1.556.196 km². é maior que vários países, entre eles, a África do Sul, Peru e Colômbia. Para se ter uma ideia do tamanho desta região, se ela fosse um país seria o 19º maior em território.

Região Nordeste

Foto: Baixar Mapas

Toda região é banhada pelo oceano Atlântico, fator que junto ao clima quente, faz do Nordeste uma região rica para o turismo. Foi nela que desembarcaram os primeiros colonizadores, dando início assim, a existência do Brasil.

As divisões

A região do Nordeste por ter uma variedade de clima, chuvas e vegetações, foi subdividida em 4 regiões. Meio Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata. Onde por sua vez, a zona da mata acaba se destacando, por nela conter a maior parte populacional dentre as quatro sub-regiões e por estar concentrada no litoral, propiciando o forte turismo, as chuvas são regulares e o clima é tropical úmido, a prática do cultivo da Cana de açúcar é bastante forte, e para isso partes da Floresta Atlântica já foi devastada.

Na região Agreste prevalecem os minifúndios voltados para a subsistência, o clima é meio úmido e semiárido. A região do Sertão as chuvas são escassas, dificultando a prática rural, sua vegetação típica é a caatinga. E na Região Meio-Norte as chuvas são mais constantes ao tempo em que se aproxima da Região Norte do país, nela se encontra a Mata dos Cocais, onde a população a utiliza para o extrativismo vegetal. É forte a prática da criação de Gado, plantação de Algodão e Arroz.

Vegetação

Sua vegetação é composta principalmente pela Mata Atlântica, Mata dos cocais, o cerrado, a Caatinga, os manguezais e as restingas.

Economia

De acordo com o Censo 2010, a Região do Nordeste consta com uma população estimada em 53.081.510. Sempre foi conhecida como uma região pobre do país, no entanto, desde o ano 2000 tem tido um relevante crescimento em sua economia, tendo crescimento inclusive durante o período da crise econômica mundial, nos anos de 2008 e 2009.

Cultura

Possui uma cultura muito diversificada, mas com as raízes vindas de Portugal e alguns países da África. Tem nos seus ritmos típicos o Frevo, Xaxado, Baião, Samba de roda, Forró, Axé, Xote, Coco, entre outros.

Culinária e artesanato

A Região do Nordeste ainda possui uma culinária e um artesanato bastante típico.  Como exemplos culinários temos, o munguzá, o vatapá, baião de dois, a rabada, a buchada, entre outros. E no artesanato, os bonecos de barro, os produtos de couro com formatos particulares, os produtos feitos de madeira, a redes tecidas ou mesmo bordadas com vários detalhes, entre outros.

Veja mais!