Publicado por Débora Silva

Com uma extensão territorial de 3.869.637 quilômetros quadrados, o Norte é a maior região do Brasil. Esta extensão corresponde a aproximadamente 45% da área total do nosso país. Além de ser a maior região territorial, é nela que estão localizados os dois maiores estados do Brasil: Amazonas e Pará, respectivamente. Embora seja a maior região do país, é a menos povoada.

Região Norte

Foto: Reprodução

A Região Norte faz divisa ao sul com Mato Grosso, Goiás e Bolívia; ao norte, com a Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa; ao leste, com Maranhão, Piauí e Bahia; e a oeste, com o Peru e a Colômbia. Vamos conhecer melhor esta grande área? Confira a seguir as suas características.

Os estados da Região Norte

A Região Norte do nosso país é formada pelos seguintes estados e suas respectivas capitais:

  • Acre – Rio Branco
  • Amapá – Macapá
  • Amazonas – Manaus
  • Pará – Belém
  • Rondônia – Porto Velho
  • Roraima – Boa Vista
  • Tocantins – Palmas

Clima

A Região Norte possui clima equatorial. Bastante úmido, as temperaturas são elevadas durante todo o ano, com baixa amplitude térmica, exceto em alguns lugares de Roraima e Acre, devido à ocorrência do fenômeno “La Niña”, que permite que massas de ar frio, vindas do oceano Atlântico, entrem na região pelo Mato Grosso, abaixando a temperatura.

Vegetação

Na Região Norte localiza-se o maior ecossistema do mundo: a Floresta Amazônica.

A Amazônia equivale a mais de um terço das reservas florestais do mundo, tendo como principais características as árvores grandes e largas (espécies latifoliadas), próximas umas das outras e unidas por cipós e epífitas (vegetais que se apóiam em outros).

De acordo com o local, a Floresta Amazônica apresenta algumas variações: próximo aos rios, local de inundação permanente, a vegetação é mais baixa e chamada de mata de igapó; nas denominadas matas de várzea, onde a inundação não é permanente, começam a aparecer árvores mais altas.

Hidrografia

A Região Norte possui a maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes. Na região, ainda encontramos a Bacia do Tocantins e, no rio Tocantins (um dos rios que compõem a Bacia), está instalada uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Tucuruí.

Relevo

Localizada na região geoeconômica da Amazônia, entre o Maciço das Guianas, a Cordilheira dos Andes, o Planalto Central e o Oceânico Atlântico, o relevo da Região Norte pode ser dividido em três partes:

  • Planícies e Terras Baixas Amazônicas: Embora seja conhecido por planícies, apenas uma pequena margem do Rio Amazonas, mais alguns pequenos trechos em partes elevadas, são propriamente planícies. Essa parte é dividida em três subgrupos: igapós, tesos ou várzeas e terra firme.
  • Planalto das Guianas: Constituído basicamente por terrenos cristalinos, vai do Brasil até a Venezuela e as Guianas.
  • Planalto Central: Constituída por terrenos cristalinos e sedimentos antigos, está localizado na parte sul da região, abrange os estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

Veja mais!