Publicado por Priscila Melo

O Brasil é dividido em cinco regiões, são elas: a região Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-oeste. Cada uma delas possui suas características próprias, hoje falaremos sobre a região sudeste, a mais desenvolvida do Brasil.

A região Sudeste é a mais populosa de todo o território brasileiro. Possui aproximadamente 924.511,3 quilômetros quadrados de extensão territorial, que representa aproximadamente 10,9% do território nacional. Essa região é composta por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Região Sudeste

Foto: Reprodução

Características

É a região mais populosa do Brasil, possui cerca de 81.465.579 habitantes (corresponde a aproximadamente 42,2% da população total do país), se fosse um país seria o décimo quinto mais populoso do mundo. O Rio de Janeiro e São Paulo são as principais cidades turísticas, que consequentemente são as mais industrializadas e populosas. Essa região possui 1668 munícipios e sua densidade demográfica é de 91,4 habitantes por quilômetros quadrados.

Principais cidades

Estado de São Paulo: São Paulo (capital), Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Santos, Campinas, Jundiaí e São Caetano do Sul.

Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (capital), Niterói, Campos, Nova Friburgo e Volta Redonda.

Estado de Minas Gerais: Belo Horizonte (capital), Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares e Uberaba.

Estado do Espírito Santo: Vitória (capital), Colatina e Cachoeiro do Itapemirim.

O relevo

O relevo dessa região é composto por planaltos, planícies e depressões. No Sudeste, destacam-se:

  • Planaltos e Serras de Leste – Sudeste;
  • Planaltos e Serras de Goiás – Minas;
  • Planaltos e Chapada da Bacia do Paraná;
  • Depressão Sertaneja – São Francisco;
  • Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná;
  • Planícies Litorâneas.

O clima

O clima muda de acordo com a localidade, ele pode ser tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido. A região Sudeste está localizada entre os paralelos 14º e 25º de latitude sul, desta forma a maior parte das suas terras fica na zona tropical. O relevo influencia muito nas diferenças de temperatura e na quantidade de chuvas dessa região.

A vegetação

A vegetação dessa região mudou muito desde a chegada dos portugueses, ainda assim há uma grande diversidade. As principais formações vegetais do Sudeste são:

  • Mata Atlântica;
  • Mata Tropical;
  • Caatinga;
  • Cerrado;
  • Campos;
  • Vegetação litorânea.

Economia

Nesta região há um grande desenvolvimento de indústrias de automóveis, metalúrgicas, alimentícia, tecnológica e muitas outras. É a mais industrializada de todas as cinco regiões brasileiras.

O principal porto do Brasil está localizado na cidade de Santos, em São Paulo. Por ser bem desenvolvida, a agropecuária nessa região é praticada com técnicas modernas, o que faz com que a produtividade aumente cada dia mais. São Paulo é o estado que tem a maior circulação de dinheiro do Brasil.

Outro fator que contribui muito para a economia da região é o turismo. É nesta região em que se encontram os mais reconhecidos símbolos brasileiros, como: o Cristo Redentor, o Maracanã, as famosas praias, museus,  igrejas e as cidades históricas de Minas Gerais, entre outras belezas brasileiras.

Veja mais!