Publicado por Débora Silva

A região Sul é a menor dentre as cinco regiões do Brasil e possui uma população de aproximadamente 25.789.083 habitantes. Os três estados que formam a região e as suas respectivas capitais são os seguintes: Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Seus estados fazem fronteira com o Uruguai, Argentina, Paraguai, Região Centro-Oeste e Região Sudeste.

Região Sul

Foto: Reprodução

Uma das principais características desta região é a forte influência europeia, já que recebeu muitos imigrantes vindos da Itália, da Alemanha, Polônia, dentre outros países da Europa. Consequentemente, os estados sulistas apresentam várias manifestações culturais de origem europeia.

Outras características de destaque da região Sul são os indicadores de saúde, taxa de mortalidade infantil, qualidade de vida e de educação, que são bastante satisfatórios.

Os estados do Sul

  • Paraná – Nome de origem guarani que significa “rio caudoloso”. Em 1853, foi desmembrado da Província de São Paulo e, atualmente, conta com 399 municípios. Suas principais cidades, além da capital Curitiba, são as seguintes: Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais.
  • Santa Catarina – O estado teve uma participação importante na Revolução Farroupilha e na Guerra do Contestado. As principais cidades do estado, além da capital Florianópolis, são: Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages, Jaraguá do Sul e São José.
  • Rio Grande do Sul – As terras do estado começaram a ser povoadas a partir do século XVII, com as missões implantadas pelos jesuítas, expulsos pelos bandeirantes em 1641. A capital Porto Alegre só começou a ser ocupada a partir do século XVIII. Além da capital, alguns dos municípios mais populosos do Rio Grande do Sul são os seguintes: Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Santa Maria.

Clima

A Região Sul pertence à Zona Climática Temperada do Sul (com exceção do extremo norte do Paraná), situada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico. O clima predominante na região é o temperado, com registros de baixas temperaturas durante o inverno.

Vegetação

A vegetação da região é bastante diversificada, composta por: Mata dos Pinhais ou de Araucárias (regiões de planalto); Mata Atlântica (região da Serra do Mar); Campos (na região da Campanha Gaúcha ou Pampa no Rio Grande do Sul).

Economia

A região Sul apresenta uma economia bastante diversificada, desenvolvida e forte nos setores de serviço, agropecuária e indústria. Na agropecuária, destacam-se os rebanhos bovinos e suínos, além dos cultivos de arroz, soja, milho, feijão, trigo e tabaco; a indústria baseia-se nos segmentos de alimentação, informática, metalurgia, entre outros.

Hidrografia

Os principais rios da região são o Paraná, Uruguai, Itajaí, Jacuí e Pelotas. Na região, estão instaladas três hidrelétricas: Usina Hidrelétrica de Itaipu (no rio Paraná), Machadinho (rio Pelotas) e Ita (no rio Uruguai).

Veja mais!