Por Prof. Luana Polon em 12/05/2014 (atualização: 05/03/2020)

A Região Sul é uma das cinco regiões brasileiras, juntamente com o Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. É a menor das regiões em extensão territorial, com 576.774 km². São apenas três estados que formam esta região: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Estimativas apontam que a Região Sul tenha cerca de 29,6 milhões de habitantes. É a segunda região mais desenvolvida do Brasil, ficando apenas atrás do Sudeste.

A Região Sul possui uma cultura bastante diversificada, com festividades típicas da cultura alemã, italiana, polonesa, dos açorianos, japoneses e outros povos que ocupam o território.

É nela que estão importantes cidades brasileiras como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, capitais estaduais. Também pontos turísticos de destaque como as Cataratas do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o maior parque de diversão da América Latina, Beto Carrero World, as famosas praias de Santa Catarina, Gramado e Canela, São Miguel das Missões e muitos outros.

Estados e capitais que formam a Região Sul

A Região Sul do Brasil é formada por três estados. É a menor região em extensão territorial e também em quantidade de estados. São eles:

  • Paraná: sua capital é Curitiba. É o segundo maior estado da região, é também o mais populoso.
  • Santa Catarina: sua capital é Florianópolis. É o menor estado da região, é também o menos populoso.
  • Rio Grande do Sul: sua capital é Porto Alegre. É o maior estado em extensão territorial, é o segundo mais populoso.

Mapa

A Região Sul do Brasil fica quase que totalmente abaixo do Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul do globo. Ela faz fronteira com o Uruguai ao Sul, com a Argentina e o Paraguai ao Oeste, com as regiões Centro-Oeste e Sudeste ao Norte e com o Oceano Atlântico ao Leste.

Principais características

Clima

A maior parte da Região Sul do Brasil está localizada abaixo do Trópico de Capricórnio, na Zona Temperada do Sul. Com isso, o clima predominante é o Subtropical.

Esse tipo de clima é caracterizado por temperaturas mais amenas do que no restante do território brasileiro. As temperaturas médias anuais ficam entre os 15ºC e 20ºC, com exceção do extremo Sul, onde as médias anuais são inferiores aos 15ºC.

A precipitação anual fica no entorno dos 1.500 e 2.000 milímetros. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

Vegetação

Pampas gaúchos

Os pampas gaúchos são usados, principalmente, para a criação de gado de corte (Foto: depositphotos)

A vegetação da Região Sul é influenciada principalmente pelo clima e o relevo da região. São vegetações do Sul: a Mata Atlântica (Serra do Mar) e a Mata dos Pinhais (nos Planaltos) e os Campos, cujo exemplo mais conhecido é a Campanha Gaúcha ou os Pampas.

Relevo

As unidades de relevo que estão presentes na Região Sul do Brasil são: Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste; Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná; Planalto Sul-Rio-Grandense; Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná; Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense; Planície das Lagoas dos Patos e Mirim.

Hidrografia

Cataratas do Iguaçu

As cataratas do Rio Iguaçu ficam na divisa entre Paraná e Santa Catarina (Foto: depositphotos)

A Região Sul conta com rios caudalosos e bastante extensos. Estes rios correm em terrenos de Planaltos e possuem quedas d’água, o que favorece o aproveitamento hidrelétrico.

Dois destes importantes rios são o Paranapanema (entre São Paulo e Paraná) e o Rio Paraná (entre Paraná e Mato Grosso do Sul, fazendo a fronteira entre Paraná e Paraguai).

Há ainda o Rio Iguaçu (na divisa entre Paraná e Santa Catarina), onde estão as famosas Cataratas do Iguaçu. Os três estados do Sul estão parcialmente sobre um dos maiores reservatórios subterrâneos de águas do mundo, que é o Aquífero Guarani.

Cultura da região sul do Brasil

Comidas típicas

Churrasco gaúcho

O churrasco é uma das comidas típicas da região sul do Brasil (Foto: depositphotos)

São algumas das comidas típicas mais conhecidas da Região Sul do Brasil: churrasco; arroz carreteiro; barreado; polenta; sagu de vinho com creme branco; ambrosia; cuca alemã; eisbein (prato da cultura alemã); chucrute. São comuns os pratos feitos com pinhão, bem como os cafés coloniais.

Danças

São danças comuns da Região Sul: vaneirão; chula; pezinho; milonga; chimarrita; pau-de-fitas; fandango; chote; bugio; marcha; polca; chamamé; rancheira; boi de mamão; dança do vilão; balainha; dentre outras.

Folclore

A cultura do Sul do Brasil foi influenciada pelos europeus que chegaram ao território, sendo que com o tempo novos crenças e lendas se somaram. Algumas das mais comuns são o Saci, Boitatá, Negrinho do Pastoreio e Curupira, personagens típicos da cultura brasileira.

Economia da região sul do Brasil

Chimarrão gaúcho

Usada no chimarrão, a erva-mate é fonte de renda e faz parte da cultura regional (Foto: depositphotos)

A economia da Região Sul do Brasil apresenta uma base diversificada, com destaque para a agropecuária, o extrativismo, a indústria, comércio e serviços. Depois dos estados do Sudeste (exceto o Espírito Santo), os estados da Região Sul apresentam os maiores Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

A Região Sul do Brasil se destaca principalmente na produção agropecuária, sendo grande exportadora nacional de soja, aves, carne.

São importantes atividades ainda a produção do trigo, do tabaco, do algodão, da cana-de-açúcar, bem como da laranja e da uva, do café e ainda da erva mate. A atividade leiteira também é fonte de recursos pra região.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A Região Sul é a menor região em extensão territorial no Brasil (576.774 km²).
  • A Região Sul é a que tem o menor número de estados do Brasil.
  • Os estados da Região Sul são o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • O Sul do Brasil tem dois biomas principais que são a Mata Atlântica e os Campos.
  • O relevo da Região Sul conta com Planaltos, Planícies e Depressões.
  • O clima predominante na Região Sul é o Subtropical.
  • A cultura da região foi influenciada, principalmente, pelos povos da Europa que ocuparam o território.
  • A região é destaque na agropecuária.

Exercícios resolvidos

1) Quais são os estados da Região Sul do Brasil?
R: Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
2) Quais são as capitais dos estados da Região Sul do Brasil?
R: As capitais dos estados do Sul são: Curitiba no Paraná; Florianópolis em Santa Catarina e Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
3) Qual é o bioma típico do Rio Grande do Sul, onde é amplamente praticada a criação de gado?
R: O bioma do Rio Grande do Sul onde se pratica amplamente a criação de gado é o Pampa. Este é também chamado de Campos Sulinos, com destaque para região da Campanha Gaúcha.
4) Qual é a atividade econômica de destaque na Região Sul do Brasil?
R: A principal atividade econômica da Região Sul é a agropecuária. Os produtos mais cultivados são a soja e o trigo. Há a criação de gado leiteiro e de corte.
5) Cite um rio importante da Região Sul do Brasil.
R: Um dos rios mais importantes da Região Sul é o Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

» ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições Geográficas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.

Veja mais!