Publicado por Lia Vieira

Os dois polos do planeta Terra, são chamados e regiões polares, que consistem nas áreas mais frias do mundo, são conhecidas como o polo Norte e o polo Sul. Em função de ser as duas regiões mais frias do planeta Terra, encontramos pouca população. Durante boa parte do ano as temperaturas dos polos chegam abaixo de 0°C, criando paisagens diferentes das que estamos acostumados.

Está região do planeta ocupa uma área de 35 milhões de Km², é constituída pelo Oceano Glacial Ártico. É localizada geograficamente entre o Círculo Polar Ártico e o Polo Norte, tanto o polo Norte quanto o polo Sul, possuem características muito parecidas, com temperaturas que não superam 10°C (nos períodos mais quentes do ano), ambos os polos apresentam o fenômeno chamado de “sol da meia-noite”, que ocorre quando o sol fica em evidência 24 horas sem cessar.

Regiões polares

Foto: Reprodução

Polo Norte

O polo Norte, é conhecido também como Ártico, não é considerado como um continente, uma vez que ele é composto apenas de gelo e calotas polares, porém, encontramos vida animal na região, que é composta por ursos polares, peixes que vivem em baixo de grandes camadas de gelo, baleias, focas e leões-marinhos.

Robert Edwin Peary foi o primeiro explorador do polo Norte, sua exploração aconteceu em 1909, acompanhado de seu assistente Matthew Henson e outros quatro esquimós.

Polo Sul

O polo Sul é conhecido como Antártida, é considerado um continente, por ter uma porção de terras recobertas por grandes camadas de gelo, aqui podemos verificar variações de altitude, tornando cada vez mais frio em regiões mais altas e menos frio em regiões mais baixas. Dentre os animais que vivem nesta região, podemos destacar os pinguins, baleias e várias espécies de aves e peixes.

Roald Amundsen e seu grupo foram os primeiros seres humanos a chegarem ao polo Sul, no ano de 1911.

Características do clima polar

  • Pouca chuva: nos polos praticamente não existe chuva, o que acontece é a queda de neve, em uma quantidade anual de em média 150 milimetros;
  • Umidade do ar: nos polos a umidade relativa do ar fica entre 70% no inverno e 80% no verão;
  • Temperatura: No inverno a temperatura média anual é em torno de – 30°C, podendo chegar até a – 60°C, já no verão a temperatura fica em torno de 4°C.

Consequências do aquecimento global

A principal causa do aquecimento global é a constante poluição atmosférica causada pelo ser humano, que com isso, interfere no clima destas áreas. Placas de gelo estão se desprendendo e derretendo, alterando na elevação da temperatura gradativamente.

Com o nível das águas dos oceanos em constante aumento, futuramente, podemos assistir a submersão de muitas cidades litorâneas, além do crescimento de desertos através do aumento de temperatura, desencadeando um desequilíbrio em todo ecossistema.

Veja mais!