Publicado por Priscila Melo

Você já escutou diversas vezes a palavra região e até mesmo já deve ter estudado sobre elas, não é mesmo? Mas e a palavra regionalizar? Você já ouviu alguém falar sobre isso? Sabe o que significa? Vamos descobrir agora mesmo o significado dessa palavra, os tipos de regionalização e sua importância.

Regionalizar

Foto: Reprodução

O que é regionalizar?

A palavra regionalizar significa dividir ou classificar em regiões. Mas essa divisão não pode ser feita de qualquer jeito, pois são seguidos alguns critérios específicos que podem ser as semelhanças dos espaços ou algumas características que determinados lugares possuem em comum.

Cada região se diferencia das outras por ter algumas características próprias e não é apenas a localização geográfica que pode influenciar na forma de organização do espaço. Há vários tipos de critérios que podem ser levados em consideração para que seja feita a regionalização, entre eles temos os critérios: econômicos, políticos, sociais, culturais, históricos e muitos outros.

Exemplo de regionalização

Para facilitar a compreensão vamos ver um exemplo mais comum que provavelmente acontece no seu cotidiano:

Se você está na escola e na sua sala tem 30 alunos, durante a aula de História a professora divide a turma em 6 grupos de 5 integrantes cada. Para a definição desses grupos, a professora pode utilizar os mais variados critérios, ela pode escolher os grupos a partir do sexo (feminino e masculino), pelo comportamento (tímidos e desinibidos), pelas notas, entre outros. Esse tipo de classificação acaba sendo uma forma de regionalização, pois essa divisão da classe em grupos que possuem características distintas segue os mesmos princípios da regionalização do espaço geográfico.

Tipos de regionalização

A regionalização pode ser de vários formatos, pois na verdade as regiões não existem de fato no espaço. Elas são criadas para facilitar a organização e estudar as características que marcam as sociedades e os lugares.

O governo brasileiro vem tentando encontrar a melhor forma de regionalizar o nosso país há algumas décadas e utiliza diversas metodologias para fazer isso. Entre esses diversos formatos de regionalização, há dois deles que são utilizados com mais frequência, veja agora um pouco sobre cada um deles:

Regionalização político-administrativa

Essa divisão é muito utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São utilizados critérios humanos como formação étnica e distribuição territorial da população. De acordo com a regionalização tradicional do nosso país, o território brasileiro fica subdividido em cinco macro regiões: Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Regionalização geoeconômica

A regionalização geoeconômica é responsável por tratar dos aspectos econômicos que estão agregados aos estados. Nesta divisão temos a Região Amazônica, Nordeste e Centro-Sul.

Veja mais!