Publicado por Anna de Cássia

Assim como todos os outros seres vivos, as plantas também precisam se reproduzir para gerar novas plantas. E a reprodução das plantas não é muito diferente da reprodução humana não: também acontece a partir da união do órgão sexual feminino, que é chamado gineceu, com o órgão sexual masculino, chamado de androceu. Na maioria das vezes, esses dois órgãos sexuais ficam localizados nas flores. A maioria das plantas é hermafrodita, ou seja, possui em suas flores os dois órgãos sexuais, o masculino e o feminino.

Reprodução das plantas

Foto: Reprodução

Androceu

O órgão sexual masculino consiste em uma estrutura fina e comprida chamada estame, onde, no topo, localiza-se uma bolsa cheia de grãos de pólen. Esses grãos de pólen são como os espermatozoides das plantas, que guardam as células sexuais delas.

Gineceu

O órgão sexual feminino da planta não é muito diferente do órgão sexual da mulher. Consiste em um ovário, que tem como função produzir e armazenar os óvulos da planta, que são as células sexuais femininas.

Como acontece a reprodução?

As plantas não conseguem se mexer, e por isso precisam de ajuda para fazer com que o grão de pólen chegue no ovário. Essa ajudinha é chamada de polinização, e vem geralmente do vento, água ou de alguns animais, como o beija flor e demais insetos.

Por ser extremamente leve, o grão de pólen pode voar quando o vento bate nele, e acabar caindo dentro do ovário da planta. Já o beija flor, quando vai beber o néctar de uma flor acaba sujando seu bico de pólen. Então quando ele vai beber o néctar de outra flor, faz com que os grãos de pólen grudados em seu bico caiam no ovário.

Quando o grão de pólen consegue entrar no ovário, consegue fazer com que a célula sexual masculina se una ao óvulo, ocorrendo então a fecundação. Durante a gestação, o óvulo se transformará no fruto da planta, e o ovário se transformará nas sementes do fruto.

Da semente para a nova planta

Depois que o fruto e as sementes já estão formados, a planta vai precisar novamente da ajuda dos animais. Eles comem os frutos, e acabam jogando as sementes no chão. Quando elas caem em um solo fértil e com as condições necessárias, acabam gerando ali uma nova planta.

Reprodução assexuada

Algumas plantas funcionam de uma maneira diferente, e não precisam da união dos gametas sexuais para se reproduzir. Para essas plantas gerarem uma nova planta, precisam apenas que pequenas partes como esporos, folhas ou galhos, caiam em solos férteis.

Veja mais!