Publicado por Anna de Cássia

A respiração é um processo essencial para a vida de qualquer ser vivo, pois é através dela que nosso organismo realiza trocas gasosas que nos vão fazer obter energia. Nos animais, essas trocas gasosas são de liberar gás carbônico (que faz mal ao nosso organismo), e absorver oxigênio, que é fundamental para o metabolismo das células do nosso corpo.

Respiração dos animais

Foto: Reprodução

Tipos de respiração dos animais

Alguns grupos de animais respiram de uma forma diferente de outros. Nós, seres humanos, somos mamíferos, e os mamíferos respiram pelo nariz. Já os peixes não têm nariz, eles respiram pelas brânquias. Conheça todos os tipos de respiração dos animais:

  • Respiração Pulmonar
  • Respiração Cutânea
  • Respiração Branquial
  • Respiração Traqueal
  • Respiração Filotraqueal

Respiração pulmonar

Presente em nós, seres humanos, e na maioria dos outros animais terrestres, a respiração pulmonar é o mais complexo dos sistemas respiratórios. Ela acontece por causa dos pulmões, que são basicamente bolsas de ar – muito complexas – instaladas dentro do nosso corpo. O ar que chega no pulmão possui muito oxigênio. Esse oxigênio passa para o sangue e é levado para as nossas células. O sangue volta cheio de gás carbônico, o deposita no pulmão e o gás é eliminado do corpo através da expiração.

Respiração cutânea

Este é o tipo de respiração dos anfíbios (sapos, rãs, etc), onde eles respiram pela pele. Isso mesmo! A superfície do corpo dos anfíbios possui um mecanismo chamado difusão, por onde entra o ar e vai para os vasos sanguíneos, que ficam muito próximos à pele. Outros animais que fazem respiração cutânea são os moluscos, platelmintos, nematoides e anelídeos.

Respiração traqueal

É a respiração utilizada principalmente pelos artrópodes (os insetos), onde a troca gasosa acontece em uns tubos ocos que crescem dentro do corpo do animal e é chamado de traqueia. Como os insetos não possuem nariz, o ar entra para as traqueias através de uma região chamada de espiráculo.

Respiração filotraqueal

Muito parecida com a respiração traqueal, só que acontece apenas em alguns aracnídeos (como as aranhas). Esses animais possuem filotraqueias que são formadas por lâminas onde circulam a hemolinfa.

Respiração branquial

O tipo de respiração presente nos peixes e outros animais aquáticos, onde o ar entra no corpo através das brânquias, que são órgãos em formatos de lâminas que se localizam dentro dos peixes. A água cheia de oxigênio entra pela boca dos peixes, lá nas brânquias o oxigênio passa para os vasos sanguíneos, e o gás carbônico passa para a água, e então a água é eliminada do corpo do animal através das fendas branquiais, que são pequenos cortes em formato de lâmina presentes no corpo desses bichos.

Veja mais!