Publicado por Priscila Melo

O planeta Terra é formado por diversas camadas que variam de acordo com a profundidade de sua escavação. Por exemplo, ao começarmos a cavar encontramos uma parte de terra onde os grãos são bastante pequenos, se cavar mais fundo iremos perceber que os grãos começam a ficar maiores, e se formos ainda mais fundo chegaremos até o nosso tema de hoje, as rochas. Mas você sabe o que são as rochas? Como ela é classificada? Conheça mais sobre esse tema a partir de agora.

Rochas metamórficas

Foto: Reprodução

Definição

Como definição podemos afirmar que as rochas são formadas por um ou mais tipos de minerais que de forma natural se transformam em uma imensa peça de agregado sólido. Elas podem ser encontradas não somente no subsolo como também na parte externa da terra. E para ser considerada como rocha esse grande agregado tem que ter volume suficientemente grande e acontecer repetidamente durante um espaço e tempo considerados importantes para o desenvolvimento da Terra.

Classificação das rochas

A área da ciência que estuda as rochas é chamada de petrologia, sendo importante frisar que a pedra não é considerada uma rocha, mas sim um pedaço dessa grande massa sólida.

As rochas são classificadas de acordo com a sua textura, componentes químicos, sua estrutura e método de formação, sendo este último o mais utilizado. Sendo assim, temos três tipos de rochas: as magmáticas, as sedimentares e a metamórficas.

Rochas magmáticas

As rochas magmáticas também são chamadas de rochas ígneas. Elas são derivadas de um processo de solidificação do magma. Magma é um material pastoso bastante quente que pode ser encontrado em grandes profundidades na terra como também no núcleo de vulcões. Foi desse processo de resfriamento do magma que estudiosos afirmam que o nosso planeta passou a existir. As rochas magmáticas são classificadas em dois modos de acordo com a sua forma de resfriamento: vulcânicas (quando o magma é expelido pelo vulcão e seu resfriamento ocorre na superfície de maneira rápida inclusive ao ter contato com a água) e plutônicas (quando o processo de resfriamento ocorre no interior da terra de forma lenta).

Rochas sedimentares

São fragmentos que se soltam de várias rochas devido ao intemperismo e com o tempo vão se juntando em outros locais formando um único agregado. Classificam-se da seguinte maneira:

Detríticas: Rochas formadas a partir dos fragmentos de outras rochas.

Quimiogénicas: Rochas que resultam de processos químicos a partir de substâncias dissolvidas na água.

Biogénicas: São rochas formadas a partir de restos de seres vivos, exemplo, as conchas de animais marinhos após vários anos se tornam um tipo de minério e formam-se as rochas.

Rochas metamórficas

São rochas formadas a partir da deformação de outras rochas, sejam elas magmáticas, sedimentares ou até mesmo metamórficas. Essas deformações podem acontecer devido à temperatura como também pressão existente no meio ambiente.

Veja mais!