Publicado por Lia Vieira

Romantismo é o período cultural, literário e artístico que se iniciou na Europa no final do século XVIII, e que se espalhou pelo planeta até o final do século XIX. Teve como berço a Alemanha. Itália e Inglaterra, mas foi na França que o romantismo se desenvolveu através de seus artistas franceses, se espalhando pela América e Europa.

Romantismo

Foto: Reprodução

Características do Romantismo

  • Valorização das emoções;
  • Liberdade de criação;
  • Amor platônico;
  • Temas religiosos;
  • A morte e seus mistérios;
  • Individualismo;
  • Nacionalismo;
  • Acontecimentos históricos.

Este período foi marcado por importantes acontecimentos históricos como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram o fim do absolutismo na Europa. Com o tempo a burguesia foi ganhando o poder e o capitalismo passou a se desenvolver, já os impérios feudais encontravam-se em desgraça e catastróficos.

Romantismo e suas influências na literatura

Ganhou espaço através da poesia lírica, os poetas abusavam das metáforas, frases indiretas, comparações e palavras estrangeiras. As obras mais importantes dentro do romantismo são: Cantos e Inocência – William Blake; Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto – Goethe; Baladas Líricas – William Wordsworth; Os Três Mosqueteiros – Alexandre Dumas;

No Brasil os principais autores românticos dentro do ramo da poesia são: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Sousândrade, Fagundes Varela e Castro Alves. E dentro da prosa: Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar.

A literatura romântica no Brasil foi marcada por 3 gerações, sendo elas:

1° Geração: nesta fase escritores como Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza, se destacaram. Aqui o tema abordado era o nacionalista ou indianista, isto é, alta valorização de temas como a vida dos índios e fatos históricos.

2° Geração: escritores como Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire, eram considerados os principais desta geração. Fase conhecida como o mal do século ou fase do ultrarromantismo. Aqui o amor é levado ao limite, acompanhado de muito pessimismo, valorização da morte, tristeza, depressão e uma visão decadente da sociedade. Muitos escritores neste período morreram jovens.

3° Geração: Castro Alves é o escritor mais marcante desta fase, criticando diretamente a escravidão em seu poema Navio Negreiro, esta geração é conhecida como a condoreira, da poesia social, onde os textos eram marcados por uma forte crítica social.

Romantismo e sua influência nas artes plásticas

Os maiores pintores neste período são o espanhol Francisco Goya, francês Eugêne Delacroix, o alemão Caspar David Friedrich e o inglês John Constable. Aqui era representada a natureza, problemas urbanos e sociais, sentimento através das obras de arte e problemas gerados da Revolução Industrial.

No Brasil os pintores buscavam valorizar o nacionalismo, buscando fatos históricos importantes para a cultura brasileira, tendo como principais obras: A Batalha do Avaí, de Pedro Américo e A Batalha de Guararapes de Victor Meirelles.

Veja mais!